1 E aconteceuqueterminada a conversaentreSaul e Davi, a alma de Jônatas, filho de Saul, apegou-se à alma de Davicomprofundosentimento de respeito e fraternidade. E JonatasamouDavicomo a si mesmo.
5 E Daviaceitavatodas as missõesqueSaullheincumbia, e erasempresábio e exitoso em tudoquantorealizava; poressemotivoSaullheoutorgou o comando do exército. E issoagradou a todo o povo, bemcomoaosconselheiros de Saul.
6Quando os soldadosretornavamparacasa, depoisqueDavivenceu e matou o grandefilisteu, as mulheressaíram de todas as cidades de Israel ao encontro do reiSaulcomcânticos e danças, comtamborins, commúsicasfestivas e instrumentos de trêscordas.
8EntãoSaul se indignou e ficoumuitoirritado ao ouviresserefrão, e exclamou: “Ora, a Daviatribuíram a morte de dezenas de milhares, mas a mimsomentemilhares. A continuarassim, só lhefaltaráconquistar o meureino!”
10 No diaseguinte, um mauespíritovindoporordem de DeusassaltouSaul e o fezdelirar e profetizar no meio de suaprópriacasa. Davitangiasuaharpa, comohabitualmentefazianestasocasiões, e Saulseguravafirmementesualança em umadasmãos.
15ObservandoqueDavisemprealcançavagrandesucesso, Sauldeixavaseutemorcrescer,16mastodos em Israel e em JudáamavamDavi, porquantoelesabiaconduzirseuexércitonasbatalhas e o trazia de volta.
17Então, Sauldisse a Davi: “Apresento-te minhafilhamaisvelha, Merabe, quedesejoconceder-te poresposa; tãosomenteserve-me como um guerreiro e trava as batalhas do SENHOR!” Todavia, Saultramava em seuíntimo: “Ora, nãomorraeleporminhamão, maspelasmãosdosfilisteus!”
18 E Davireplicou a Saul: “Quemsou eu e minhafamília? Qual é a minhalinhagem ou o clã de meupai em Israel, paraque eu sejadigno de me tornargenro do rei?”
22EntãoSaulinstruiuseusconselheirosparaquedialogassemcomDavi, em particular, argumentando: “O reiandamuitosatisfeitocontigo, e todos os seusconselheiros te estimam: aproveitaestemomento e torna-te, portanto, genro do rei!’”
23 Os servos do reirepetiramessaspalavrasaosouvidos de Davi, contudoDaviretrucou: “Parece-vospequenahonra e responsabilidadesergenro do rei? Eu nãopasso de um homempobre e de procedência e condiçãohumilde!”
25Diante do quelhesreplicouSaul: “Entãodireisisto a Davi: ‘O reinãopretendenenhumpagamentopelanoiva, masapenas os prepúcios de cemfilisteusmortos, a fim de vingar-se devidamente de seusinimigos!” Ora, SaulplanejavafazerDavimorrerpelamãodosfilisteus.
26 Em seguida, os conselheiros de SaulforamatéDavi e lhetransmitiramessaoferta do rei, e o negóciopareceubomaosseusolhos, para se tornargenro do rei. Porisso, antes de se encerrar o prazodeterminado,27Davi e seushomenssaíram em campanhaconseguirammatarduzentosfilisteus. Conforme o acordo, Davitrouxe os prepúciosdosfilisteus e os apresentoudiante do rei a fim de tornar-se oficialmentegenro do rei. EntãoSaullheentregou em casamento a suafilhaMical.
28QuandoSaulchegoucomclareza à conclusão de queYahwehcaminhavacomDavi e quesuafilhaMical o amavamuito,29temeu-o aindacommaiorpavor e jamaisdeixou de odiá-lo e persegui-lo durantetoda a suavida.
30 Os príncipes e comandantesfilisteuscontinuarampromovendoguerras e batalhas, contudo, todas as vezesquetentavamalgumaemboscada ou ataque, Davi se destacavacomo o maishábildoscomandantes de Saul, e, a cadadia, suafamacresciaportoda a região.
Nenhum comentário ainda.