4Removeu os altos, quebrou as colunas e deitouabaixo o poste-ídolo; e fez em pedaços a serpente de bronzequeMoisésfizera, porqueatéàqueledia os filhos de Israellhequeimavamincenso e lhechamavamNeustã.
11 O rei da Assíriatransportou a Israelpara a Assíria e o fezhabitar em Hala, junto a Habor e ao rioGozã, e nascidadesdosmedos;12porquantonãoobedeceram à voz do SENHOR, seuDeus; antes, violaram a suaaliança e tudoquantoMoisés, servo do SENHOR, tinhaordenado; não o ouviram, nem o fizeram.
14Então, Ezequias, rei de Judá, envioumensageiros ao rei da Assíria, a Laquis, dizendo: Errei; retira-te de mim; tudo o que me impuseressuportarei. Então, o rei da Assíriaimpôs a Ezequias, rei de Judá, trezentostalentos de prata e trintatalentos de ouro.
17Contudo, o rei da Assíriaenviou, de Laquis, a Tartã, a Rabe-Saris e a Rabsaqué, com um grandeexército, ao reiEzequias, a Jerusalém; subiram e vieram a Jerusalém. Tendoelessubido e chegado, pararam na extremidade do aqueduto do açudesuperior, junto ao caminho do campo do Lavandeiro.
21Confias no Egito, essebordão de canaesmagada, o qual, se alguémneleapoiar-se, lheentrarápelamão e a traspassará; assim é Faraó, rei do Egito, paracomtodos os queneleconfiam.
22Mas, se me dizeis: Confiamos no SENHOR, nossoDeus, não é esseaquelecujosaltos e altaresEzequiasremoveu, dizendo a Judá e a Jerusalém: Peranteestealtaradorareis em Jerusalém?
26Então, disseramEliaquim, filho de Hilquias, Sebna e Joá a Rabsaqué: Rogamos-te quefales em aramaicoaosteusservos, porque o entendemos, e nãonosfales em judaico, aosouvidos do povoqueestásobre as muralhas.
27MasRabsaquélhesrespondeu: Mandou-me, acaso, o meusenhorparadizer-te estaspalavras a ti somente e a teusenhor? E não, antes, aoshomensqueestãosentadossobre as muralhas, paraquecomamconvosco o seupróprioexcremento e bebam a suaprópriaurina?
29Assimdiz o rei: NãovosenganeEzequias; porquenãovospoderálivrar da suamão;30nemtampoucovosfaçaEzequiasconfiar no SENHOR, dizendo: O SENHOR, certamente, noslivrará, e estacidadenãoseráentreguenasmãos do rei da Assíria.
31Nãodeisouvidos a Ezequias; porqueassimdiz o rei da Assíria: Fazei as pazescomigo e vindeparamim; e comei, cada um da suaprópriavide e da suaprópriafigueira, e bebei, cada um da água da suaprópriacisterna.
32Atéque eu venha e vosleveparaumaterracomo a vossa, terra de cereal e de vinho, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras e de mel, paraquevivais e nãomorrais. Nãodeisouvidos a Ezequias, porquevosengana, dizendo: O SENHORnoslivrará.
37Então, Eliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista, vieramtercomEzequias, comsuasvestesrasgadas, e lhereferiram as palavras de Rabsaqué.
Nenhum comentário ainda.