4Tirou os altos, quebrou as colunas, e deitouabaixo a Asera; e despedaçou a serpente de bronzequeMoisésfizera (porquantoatéaqueledia os filhos de Israellhequeimavamincenso), e chamou-lhe Neüstã.
9 No quartoano do reiEzequiasqueera o sétimoano de Oséias, filho de Elá, rei de Israel, Salmanasar, rei da Assíria, subiucontraSamária, e a cercou10 e, ao fim de trêsanos, tomou-a. No anosexto de Ezequias, queera o anonono de Oséias, rei de Israel, Samáriafoitomada.
11Depois o rei da AssírialevouIsraelcativopara a Assíria, e os colocou em Hala, e junto ao Habor, rio de Gozã, e nascidadesdosmedos;12porquantonãoobedeceram à voz do senhorseuDeus, masviolaram o seupacto, nadaouvindonemfazendo de tudoquantoMoisés, servo do Senhor, tinhaordenado.
14PeloqueEzequias, rei de Judá, enviou ao rei da Assíria, a Laquis, dizendo: Pequei; retira-te de mim; tudo o que me impuseressuportarei. Então o rei da Assíriaimpôs a Ezequias, rei de Judá, trezentostalentos de prata e trintatalentos de ouro.
16FoinessetempoqueEzequias, rei de Judá, cortoudasportas do templo do Senhor, e dosumbrais, o ouro de queelemesmo os cobrira, e o deu ao rei da Assíria.
17Contudoesteenviou de LaquisTartã, Rabe-Sáris e Rabsaqué, com um grandeexército, ao reiEzequias, a Jerusalém; e subiram, e vieram a Jerusalém. E, tendochegado, pararam ao pé do aqueduto da piscinasuperior, queestájunto ao caminho do campo do lavandeiro.
21Estásconfiandonessebordão de canaquebrada, que é o Egito; o qual, se alguémnele se apoiar, entrar-lhe-á pelamão e a traspassará; assim é Faraó, rei do Egitoparacomtodos os queneleconfiam.
22 Se, porém, me disserdes: No SenhornossoDeusconfiamos; porventuranão é esseaquelecujosaltos e altaresEzequiastiroudizendo a Judá e a Jerusalém: Perante, estealtaradorareis em Jerusalém?
26EntãodisseramEliaquim, filho de Hilquias, e Sebna, e Joá, a Rabsaqué: Rogamos-te quefalesaosteusservos em aramaico, porquebem o entendemos; e nãonosfales na línguajudaica, aosouvidos do povoqueestá em cima do muro.
27Rabsaqué, porém, lhesdisse: Porventuramandou-me meusenhorparafalarestaspalavras a teusenhor e a ti, e nãoaoshomensqueestãosentados em cima do muroquejuntamenteconvoscohão de comer o seuexcremento e beber a suaurina ?
29Assimdiz o rei: NãovosenganeEzequias; porquenãovospoderálivrar da minhamão;30nemtampoucovosfaçaEzequiasconfiar no Senhor, dizendo: Certamentenoslivrará o Senhor, e estacidadenãoseráentregue na mão do rei da Assíria.
31Nãodeisouvidos a Ezequias; poisassimdiz o rei da Assíria: Fazeipazcomigo, e saí a mim; e comacada um da suavide e da suafigueira, e bebacada um a água da suacisterna;32atéque eu venha, e vosleveparaumaterrasemelhante à vossa, terra de trigo e de mosto, terra de pão e de vinhas, terra de azeite de oliveiras e de mel; paraquevivais e nãomorrais. Nãodeisouvidos a Ezequias, quandovosenvenena, dizendo: O Senhornoslivrará.
37EntãoEliaquim, filho de Hilquias, o mordomo, e Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, o cronista, vieram a Ezequiascom as vestesrasgadas, e lhefizeramsaber as palavras de Rabsaqué.
Nenhum comentário ainda.