4Eleremoveu os lugaresaltos, e quebrou as imagens, e cortou os bosques, e quebrou em pedaços a serpente de bronzequeMoiséshaviafeito; porqueatéaquelesdias, os filhos de Israelqueimavamincensoparaela; e ele a chamou de Neustã.
9 E sucedeu, no quartoano do reiEzequias, o qualera o sétimoano de Oseias, filho de Elá, rei de Israel, queSalmaneser, rei da Assíria, subiucontraSamaria, e a sitiou.
11 E o rei da AssíriaconduziuIsraelpara a Assíria, e os pôs em Hala e em Haborjunto ao rio de Gozã, e nascidadesdosmedos;12porqueelesnãoobedeceram à voz do SenhorseuDeus, mastransgrediram o seupacto, e tudo o queMoisés, o servo do Senhorordenou, e nãoquiseramouvi-los, nemfazê-los.
14 E Ezequias, rei de Judá, enviou ao rei da Assíria, a Laquis, dizendo: Tenhoofendido; retorna-te de mim; aquiloque tu impuseressobremim, desejosuportar. E o rei da Assíriaindicou a Ezequias, rei de Judá, trezentostalentos de prata e trintatalentos de ouro.
16Naqueletempo, Ezequias, rei de Judá, cortou o ourodasportas do templo do Senhor e dascolunasqueEzequiashaviarevestido, e entregou-os ao rei da Assíria.
17 E o rei da AssíriaenviouTartã e Rabe-Saris e Rabsaqué, de Laquis, para o reiEzequiascom um grandeexércitocontraJerusalém. E elessubiram e chegaram a Jerusalém. E quandoeleshaviamsubido, elesvieram e se puseram de pé junto ao canal do tanquesuperior, o qualestá no caminhoprincipal do campo do lavandeiro.
18 E quandoeleshaviamchamado o rei, saiu-lhesaliEliaquim, o filho de Hilquias, o qualestavaencarregado da casa, e Sebna, o escriba, e Joá, o filho de Asafe, o cronista.
21Ora, eisque tu confias na varadestejuncoesmagado, a saber, no Egito, sobre o qual, se um homem se encostar, elepenetrará na suamão, e a furará; assim é Faraó, o rei do Egito, comtodos os queneleconfiam.
22Mas, se vós me disserdes: Nósconfiamos no Senhor, nossoDeus; não é eleaquelecujoslugaresaltos e cujosaltaresEzequiasretirou, e quedisse a Judá e Jerusalém: Vósadorareisdiantedestealtar em Jerusalém?
23Agora, portanto, rogo-te, dá garantias ao meusenhor, o rei da Assíria, e eu te entregareidoismilcavalos, se forescapaz, de tuaparte, de colocarescavaleirossobreeles.
26Então, disseramEliaquim, o filho de Hilquias, e Sebna, e Joá, a Rabsaqué: Rogamos- te quefalesaosteusservos em línguasíria; porquenós a compreendemos e nãoconversaconosco na línguadosjudeusaosouvidos do povoqueestásobre o muro.
27PorémRabsaquédisse-lhes: Enviou-me o meusenhor ao teusenhor, e a ti, parafalarestaspalavras? Não me envioueleaoshomensque se assentam o muro, paraqueelespossamcomerconvosco do seupróprioescremento, e beber do seuprópriomijo?
29Assimdiz o rei: NãodeixeisEzequiasenganar-vos; porqueelenãoserácapaz de voslivrar da suamão;30nemdeixaiEzequiasfazer-vosconfiar no Senhor, dizendo: O Senhorcertamentenoslivrará, e estacidadenãoseráentregue na mão do rei da Assíria.
31Nãoatenteis a Ezequias; poisassimdiz o rei da Assíria: Fazei um pactocomigopor um presente, e saíatémim, e entãocomeicada um de vós da suaprópriavinha, e cada um da suafigueira, e bebei, cada um de vós, daságuas da suacisterna;32atéque eu venha e vosremovaparaumaterrasemelhante a vossaprópriaterra, umaterra de milho e vinho, umaterra de pão e vinhas, umaterra de oliveiras, de azeite e de mel, paraquepossaisviver, e nãomorrer; e nãoatenteis a Ezequias, quandoelevospersuadir, dizendo: O Senhornoslivrará.
37EntãovieramEliaquim, o filho de Hilquias, o qualestava a cargo da casa, e Sebna, o escriba, e Joã, o filho de Asafe, o cronista, atéEzequiascom as suasvestesrasgadas, e lhecontaram as palavras de Rabsaqué.
Nenhum comentário ainda.