2Quandoissoaconteceu, Ezequiastinhavinte e cincoanos de idade. Elegovernouvinte e noveanos em Jerusalém. A suamãe se chamavaAbia e erafilha de Zacarias.
4Eledestruiu os lugarespagãos de adoração, quebrou as colunas do deusBaal e derrubou os postes da deusaAserá. Tambémfez em pedaços a cobra de bronzequeMoiséshaviafeito e queerachamada de Neustã. Atéaquelaépoca o povo de Israelqueimavaincenso em honradela.
9 No quartoano do reinado de Ezequias, queera o sétimoano do reinado de Oseias, filho de Elá, comorei de Israel, o reiSalmaneser, da Assíria, invadiuIsrael, e o seuexércitocercou a cidade de Samaria.
11 O rei da Assírialevou os israelitascomoprisioneirospara a suaterra; mandouquealgunsdelesfossemmorar na cidade de Hala, outros, perto do rioHabor, no distrito de Gozã, e aindaoutros, nascidades da Média.
12Essascoisasaconteceramporque os israelitasnãoobedeceram ao SENHOR, o Deusdeles, masquebraram a aliançaque o SENHORhaviafeitocomeles e desobedeceram a todas as leisdadasporMoisés, servo do SENHOR. Elesnãoquiseramatender, nemobedecer.
13 No anocatorze do reinado de Ezequias, de Judá, Senaqueribe, rei da Assíria, atacoutodas as cidades de Judáqueeramcercadas de muralhas e as conquistou.
14Ezequiasmandouumamensagem a Senaqueribe, queestava em Laquis. A mensagemfoiesta: “Eu errei. Porfavor, saia do meupaís, que eu pagareitudo o que o senhorexigir.” O reimandouumaresposta, dizendoqueEzequiasdevialhemandardezmilquilos de prata e milquilos de ouro.
17Mas o rei da Assíriamandou de Laquis um grandeexércitoparaatacarEzequias em Jerusalém. O exércitoeracomandadopelosseustrêsmaisaltosoficiais. Quandochegaram a Jerusalém, elesocuparam a estradaonde os tintureirostrabalham, perto do canalquetrazágua do açude de cima.
18Então os oficiaismandaramchamar o reiEzequias, e trêsautoridades de Judásaíramparafalarcomeles. EramEliaquim, filho de Hilquias, queera o encarregado do palácio, Sebna, o escrivão, e Joá, filho de Asafe, queera o conselheiro do rei.
20Vocêestápensandoque as palavraspodemtomar o lugar da experiênciamilitar e da força? Quemvocêpensaquevaiajudá-lo na suarevoltacontra o rei da Assíria?
21Vocêestáconfiando na ajuda do Egito, masisso é o mesmoqueusar um caniçocomobengala, isto é, elevaiquebrar e furar a suamão. Assim é Faraó, rei do Egito, paraaquelesqueconfiamnele.
22 Ou, poracaso, vocêvai me dizerqueconfia no SENHOR, seuDeus? E nãoforam os santuários e os altares do SENHORqueEzequiasdestruiuquandomandouque o povo de Judá e de Jerusalémadorassesomente no altar de Jerusalém?
26EntãoEliaquim, Sebna e Joádisseram ao oficial: — Fale em aramaico, poisnósentendemos. Nãofale em hebraico, poistodas as pessoasqueestãonasmuralhasestãoescutando.
27Elerespondeu: — Vocêspensamque o rei me mandoudizertodasessascoisassomenteparavocês e para o seurei? Não! Nãofoi só isso. Eu estoufalandotambémcom as pessoasqueestãosentadasnasmuralhas e queterão de comer as suasprópriasfezes e beber a suaprópriaurina; e vocêstambémvãofazerisso.
30 E nãodeixemqueele os convença a confiar em Deus, o SENHOR. Nãopensemque o SENHOR os salvará e nãodeixaráque o nossoexércitoassírioconquiste a cidade de vocês.
31Nãodeematenção a Ezequias. O rei da Assíriamandaquevocêssaiam da cidade e se entreguem. Vocêsterãolicençaparacomeruvasdassuasprópriasparreiras e figosdassuasfigueiras e parabeberáguadosseusprópriospoços,32atéque o rei os leveparamorarnumpaísparecidocom o de vocês, onde há plantações de uvasparafazervinho e onde há trigoparafazerpão. É umaterra de oliveiras, azeite e mel. Se fizerem o queeleestámandando, vocêsnãomorrerão, masviverão. NãodeixemqueEzequias os engane, fazendovocêspensaremque o SENHORvaisalvá-los.
34Ondeestãoagora os deuses de Hamate e de Arpade? Ondeestão os deuses de Sefarvaim, de Hena e de Iva? Seráque os deuses de SamariasalvaramSamaria do meupoder?
Nenhum comentário ainda.