4Removeu os altaresidólatras, quebrou as colunassagradas e derrubou os postessagrados. Despedaçou a serpente de bronzequeMoiséshaviafeito, poisatéaquelaépoca os israelitaslhequeimavamincenso. ErachamadaNeustã.
9 No quartoano do reinado do reiEzequias, o sétimoano do reinado de Oseias, filho de Elá, rei de Israel, Salmaneser, rei da Assíria, marchoucontraSamaria e a cercou.
10 Ao fim de trêsanos, os assírios a tomaram. Assim a cidadefoiconquistada no sextoano do reinado de Ezequias, o nonoano do reinado de Oseias, rei de Israel.
12Issoaconteceuporque os israelitasnãoobedeceram ao SENHOR, o seuDeus, masviolaram a suaaliança: tudo o queMoisés, o servo do SENHOR, tinhaordenado. Não o ouviramnemlheobedeceram.
14EntãoEzequias, rei de Judá, enviouestamensagem ao rei da Assíria, em Laquis: “Cometi um erro. Para de atacar-me, e eu pagareitudo o queexigires”. O rei da Assíriacobrou de Ezequias, rei de Judá, deztoneladas e meia de prata e um mil e cinquentaquilos de ouro.
17 De Laquis o rei da Assíriaenviou ao reiEzequias, em Jerusalém, seugeneral, seuoficialprincipal e seucomandante de campocom um grandeexército. Elessubiram a Jerusalém e pararam no aqueduto do açudesuperior, na estradaqueleva ao campo do Lavandeiro.
18Eleschamarampelorei; e o administrador do palácio, Eliaquim, filho de Hilquias, o secretárioSebna e o arquivistarealJoá, filho de Asafe, foram ao seuencontro.
21Vocêestáconfiando no Egito, aquelecaniçoquebradoqueespeta e perfura a mão do homemquenele se apoia! Assim o faraó, rei do Egito, retribui a quemconfianele.
22Mas, se vocês me disserem: “Estamosconfiando no SENHOR, o nossoDeus”; não é eleaquelecujossantuários e altaresEzequiasremoveu, dizendo a Judá e Jerusalém: “Vocêsdevemadorardiantedestealtar em Jerusalém”?’
26EntãoEliaquim, filho de Hilquias, Sebna e Joádisseram ao comandante de campo: “Porfavor, falacomteusservos em aramaico, porqueentendemosessalíngua. Nãofales em hebraico, poisassim o povoqueestásobre os muros o entenderá”.
27 O comandante, porém, respondeu: “Seráquemeusenhorenviou-me paradizeressascoisassomentepara o seusenhor e paravocê, e nãopara os queestãosentados no muro, que, comovocês, terãoquecomer as própriasfezes e beber a própriaurina?”
31 “Nãodeemouvidos a Ezequias. Assimdiz o rei da Assíria: ‘Façampazcomigo e rendam-se. Entãocada um de vocêscomerá de suaprópriavideira e de suaprópriafigueira e beberáágua de suaprópriacisterna,32atéque eu venha e os leveparaumaterraigual à de vocês, terra de cereais, de vinho, terra de pão e de vinhas, terra de oliveiras e de mel. Escolham a vida e não a morte! Nãodeemouvidos a Ezequias, poisele os estáiludindo, quandodiz: “O SENHORnoslivrará” ’.
37Então o administrador do palácio, Eliaquim, filho de Hilquias, o secretárioSebna e o arquivistarealJoá, filho de Asafe, retornaramcom as vestesrasgadas a Ezequias e lherelataram o que o comandante de campotinhadito.
Nenhum comentário ainda.