2Então, enviou a Eliaquim, o mordomo, e a Sebna, o escrivão, e aosanciãosdossacerdotescobertos de pano de saco, ao profetaIsaías, filho de Amoz;3 os quaisdisseram-lhe: AssimdizEzequias: Estedia é dia de angústia, e de vituperação, e de blasfêmia; porque os filhoschegaram ao parto, e não há forçapara os ter.
4Bempodeserque o SENHOR, teuDeus, ouçatodas as palavras de Rabsaqué, a quemenviou o seusenhor, o rei da Assíria, paraafrontar o Deusvivo e paravituperá-lo com as palavrasque o SENHOR, teuDeus, temouvido; faze, pois, oraçãopelorestoque se acha.
6 E Isaíaslhesdisse: Assimdireis a vossosenhor: Assimdiz o SENHOR: Nãotemas as palavrasqueouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram.
9 E, ouvindoeledizer de Tiraca, rei de Cuxe: Eisque há saídopara te fazerguerra; tornou a enviarmensageiros a Ezequias, dizendo:10Assimfalareis a Ezequias, rei de Judá, dizendo: Não te engane o teuDeus, em quemconfias, dizendo: Jerusalémnãoseráentregue na mão do rei da Assíria.
15 E orouEzequiasperante o SENHOR e disse: Ó SENHOR, Deus de Israel, quehabitasentre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
20Então, Isaías, filho de Amoz, mandoudizer a Ezequias: Assimdiz o SENHOR, Deus de Israel: O que me pedisteacerca de Senaqueribe, rei da Assíria, eu o ouvi.
23Pormeio de teusmensageiros, afrontaste o SENHOR e disseste: Com a multidão de meuscarros, subo eu ao altodosmontes, aoslados do Líbano, e cortarei os seusaltoscedros e as suasmaisformosasfaias, e entrareinassuaspousadasextremas, até no bosque do seucampofértil.
25Porventura, nãoouvisteque já dantesfizisso e já desde os diasantigos o formei? Agora, porém, o fizvir, paraquefosses tu quereduzisses as cidadesfortes a montõesdesertos.
26Porisso, os moradoresdelas, com as mãosencolhidas, ficarampasmados e confundidos; eramcomo a erva do campo, e a hortaliçaverde, e o fenodostelhados, e o trigoqueimado, antesque se levante.
28Porcausa do teufurorcontramim e porque a tuarevoltasubiuaosmeusouvidos, portanto, porei o meuanzol no teunariz e o meufreio, nosteuslábios e te fareivoltarpelocaminhoporondevieste.
29 E isto te seráporsinal: Esteano se comerá o quenascerpor si mesmo, e no anoseguinte o quedaíproceder; porém, no terceiroano, semeai, e segai, e plantaivinhas, e comei os seusfrutos.
32Portanto, assimdiz o SENHORacerca do rei da Assíria: Nãoentraránestacidade, nemlançaránelaflechaalguma; nemtampoucoviráperanteelacomescudo, nemlevantarácontraelatranqueiraalguma.
35Sucedeu, pois, quenaquelamesmanoite, saiu o anjo do SENHOR e feriu no arraialdosassírios a cento e oitenta e cincomildeles; e, levantando-se pelamanhãcedo, eisquetodoseramcorposmortos.
37 E sucedeuque, estandoeleprostrado na casa de Nisroque, seudeus, Adrameleque e Sarezer, seusfilhos, o feriram à espada; porémelesescaparampara a terra de Ararate; e Esar-Hadom, seufilho, reinou em seulugar.
Nenhum comentário ainda.