3Eleslhedisseram: AssimdizEzequias: Estedia é dia de angústia, de vituperação e de blasfêmia; porque os filhoschegaram ao parto, e não há forçapara os dar à luz.
4Bempodeserque o SenhorteuDeustenhaouvidotodas as palavras de Rabsaque, a quem o seusenhor, o rei da Assiria, enviouparaafrontar o Deusvivo, e repreenda as palavrasque o senhorteuDeusouviu. Faze, pois, oraçãopelorestoqueaindafica.
6 E Isaíaslhesdisse: Assimdireis a vossosenhor: Assimdiz o Senhor: Nãotemas as palavrasqueouviste, com as quais os servos do rei da Assíria me blasfemaram.
9 E o rei, ouvindodizeracerca de Tiraca, rei da Etiópia: Eisquesaiupara te fazerguerra, tornou a enviarmensageiros a Ezequias, dizendo:10Assimfalareis a Ezequias, rei de Judá: Não te engane o teuDeus, em quemconfias, dizendo: Jerusalémnãoseráentregue na mão do rei da Assíria.
15 E Ezequiasorouperante o Senhor, dizendo: ó SenhorDeus de Israel, queestásassentadosobre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste o céu e a terra.
16Inclina, ó Senhor, o teuouvido, e ouve; abre, ó Senhor, os teusolhos, e vê; e ouve as palavras de Senaqueribe, com as quaisenviouseumensageiroparaafrontar o Deusvivo.
17Verdade é, ó Senhor, que os reis da Assíriatêmassolado as nações e as suasterras,18 e lançado os seusdeuses no fogoporquantonãoeramdeusesmasobra de mãos de homens, madeira e pedra; porisso os destruíram.
21Esta é a palavraque o Senhorfalou a respeitodele: A virgem, a filha de Sião, te despreza e te escarnece; a filha de Jerusalémmeneia a cabeçapordetrás de ti.
23Pormeio de teusmensageirosafrontaste o Senhor, e disseste: Com a multidão de meuscarrossubi ao altodosmontes, aoslados do Líbano; cortei os seusaltoscedros, e as suasmaisformosasfaias, e entrei na suamaisdistantepousada, no bosque do seucampofértil.
25Porventuranãoouvisteque já há muitotempodetermineiisto, e já desde os diasantigos o planejei? Agora, porém, o executei, paraquefosses tu quereduzisses as cidadesfortificadas a montõesdesertos.
26Porisso os moradoresdelastiverampoucaforça, ficarampasmados e confundidos; tornaram-se como a erva do campo, como a relvaverde, e como o fenodostelhados, que se queimamantes de amadurecer.
28Porcausa do teufurorcontramim, e porque a tuaarrogânciasubiuaosmeusouvidos, porei o meuanzol no teunariz e o meufreio na tuaboca, e te fareivoltarpelocaminhoporondevieste.
29 E isto te seráporsinal: Esteanocomereis o quenascerpor si mesmo, e no anoseguintequedaíproceder; e no terceiroanosemeai e comei, e plantaivinhas, e comei os seusfrutos.
32Portanto, assimdiz o Senhoracerca do rei da Assíria: Nãoentraránestacidade, nemlançaránelaflechaalguma; tampoucoviráperanteelacomescudo, nemcontraelalevantarátranqueira.
35Sucedeu, pois, quenaquelamesmanoitesaiu o anjo do Senhor, e feriu no arraialdosassírios a cento e oitenta e cincomildeles: e, levantando-se os assíriospelamanhãcedo, eisqueaqueleseramtodoscadáveres.
37 E quandoeleestavaadorando na casa de Nisroque, seudeus, Adrameleque e Sarezer, seusfilhos, o mataram à espada e fugirampara a terra de Arará. E Esar-Hadom, seufilho, reinou em seulugar.
Nenhum comentário ainda.