2 E eleenviouEliaquim, o qualestava a cargo da casa, e Sebna, o escriba, e os anciãosdossacerdotes, cobertoscompano de saco, a Isaías, o profeta, filho de Amoz.
3 E eleslhedisseram: AssimdizEzequias: Estedia é um dia de perturbação, e de repreensão, e blasfêmia; porque os filhoschegarão ao nascimento, e não há forçaparatrazê- los à luz.
4Podeserque o SenhorteuDeusouçatodas as palavras de Rabsaqué, a quem o rei da Assíria, o seusenhor, temenviadopararepreender o Deusvivente; e reprove as palavrasque o SenhorteuDeustemouvido; peloqueergue a tuaoraçãopeloremanescentequerestou.
6 E Isaíasdisse-lhes: Assimdireisvós ao vossosenhor: Assimdiz o Senhor: Nãotemais as palavrasquetensouvido, com as quais os servos do rei da Assíriatêm me blasfemado.
9 E, quandoeleouviudizer de Tiraca, rei da Etiópia: Eisqueelesaiuparalutarcontra ti; eleenviounovamentemensageirosatéEzequias, dizendo:10Assimfalareis a Ezequias, rei de Judá, dizendo: Nãodeixesque o teuDeus, no qual tu confias, engane-te, dizendo: Jerusalémnãoseráentregue na mão do rei da Assíria.
15 E Ezequiasoroudiante do Senhor, e disse: Ó Senhor, Deus de Israel, quehabitas no meiodosquerubins, tu és o Deus, tãosomente tu, de todos os reinos da terra; tu criaste o céu e a terra.
16Senhor, abaixa o teuouvido, e ouve; abre, Senhor, os teusolhos, e vê; e ouve as palavras de Senaqueribe, as quaiseleenvioupararepreender o Deusvivente.
17Verdadeiramente, Senhor, os reis da Assíriatêmdestruído as nações e as suasterras,18 e lançado os seusdeuses ao fogo; porqueelesnãoeramdeuses, senãoobradasmãos de homens, madeira e pedra; porissoeles os destruíram.
19Agora, portanto, Ó SenhornossoDeus, eu te suplico, salva-nos da suamão, paraquetodos os reinos da terrapossamsaberque tu és o SenhorDeus, tãosomente tu.
20Então, Isaías, o filho de Amoz, mandoudizer a Ezequias: Assimdiz o SenhorDeus de Israel: Quanto ao quetensorado a mimcontraSenaqueribe, rei da Assíria, eu ouvi.
21Esta é a palavraque o Senhortemfalado a respeitodele: A virgem, a filha de Sião, tem te desprezado, e riu de ti parazombar-te; a filha de Jerusalémmeneou a suacabeçadiante de ti.
23Pelosteusmensageiros tu tensrepreendido o Senhor, e tensdito: Com a multidãodasminhascarruagenssubiaté as alturasdosmontes, até as encostas do Líbano, e cortarei os seusaltoscedros, e os seusmelhoresciprestes; e entrareinosalojamentosdosseuslimites, e na floresta do seuCarmelo.
25Nãotensouvido há muitotempocomo eu tenhofeitoisto, e de temposantigosque eu o formei? Agorafizistosuceder, paraque tu fossesdevastar as cidadesfortificadastornando-as em montes de ruínas.
26Portanto, os seushabitantestinhampoucopoder, ficaramatônitos e confusos; eleseramcomo a erva do campo, e como a ervaverde, como a erva no altodascasas, e como o milhoressecadoantes de tercrescido.
28Porque a tuafúriacontramim e o teutumultosubiuaosmeusouvidos, portantocolocarei o meugancho no teunariz, e o meufreionosteuslábios, e te fareiretornarpelocaminhopeloqualvieste.
29 E esteserá um sinalpara ti: Vóscomereisnesteano as coisasquecrescempor si mesmas, e no segundoanoaquiloquebrotardasmesmas; e no terceiroanosemeareis, e colhereis, e plantareisvinhas, e comereisdosseusfrutos.
32Portanto, assimdiz o Senhoracerca do rei da Assíria: Elenãoentraránestacidade, nematiraráumaflechasequerali, nemvirádiantedelacom o escudo, tampoucofará um aterrocontraela.
35 E sucedeupois, naquelanoite, que o anjo do Senhorsaiu, e feriu no acampamentodosassírioscento e oitenta e cincomil; e quandoeles se levantaram de manhãcedo, eisqueeleseramtodoscorposmortos.
37 E sucedeuque, enquantoeleestavaadorando na casa de Nisroque, o seudeus, queAdrameleque e Sarezer, seusfilhos, o feriramcom à espada; e elesescaparampara a terra da Armênia. E Esar-Hadom, o seufilho, reinou no seulugar.
Nenhum comentário ainda.