2Depoisdisse a Eliaquim, administrador do palácio, ao secretárioSebna, e a algunsdossacerdotesmaisantigos, que se cobrissem de pano de saco e fossem à casa do profetaIsaías, filho de Amoz.
3Eleslhedisseram: “Assimdiz o reiEzequias: ‘Este é um dia de angústia, de castigo e de humilhação. Estamoscomo a mulherqueestáparadar à luz, masquenãotemforçasparaisso.
4Maspodeserque o SENHOR, o seuDeus, tenhaouvido as palavras do comandante do campoassírio, a quem o senhordele, o rei da Assíria, enviouparadesafiar o Deusvivo. Que o SENHOR, o seuDeus, o repreendapelaspalavrasqueouviu. Ó Isaías, suplique a Deus em favordospoucos de nósquesobrevivemos’ ”.
5Quando os oficiais do reiEzequiaslevaram a mensagem a Isaías,6elerespondeu: “Digam ao meusenhorqueassimdiz o SENHOR: ‘Nãofiquepreocupadocom as palavrasquevocêouviu, com as blasfêmiasque os assíriosfalaramcontramim.
7 Eu fareicomque o rei da Assíriarecebamásnotícias de casa, e eleresolverávoltar; e o SENHORtomaráprovidênciasparaqueelesejamorto à espadaquandochegar lá’ ”.
9Logodepois, o reiSenaqueriberecebeunotícia de queTiraca, reietíope do Egito, vinhaatacá-lo. Antes de sairparaenfrentá-lo, elemandouesterecado ao reiEzequias:10 “Digam a Ezequias, rei de Judá: ‘Não se deixeenganarporesseDeus em quemvocêconfia. Nãoacreditequandoelediz: Jerusalémnãocairánasmãos do rei da Assíria.
12Poracaso os deusesdasoutrasnações as livraram, os deuses de Gozã, Harã, Rezefe e do povo de Éden, na terra de Telassar? Os queforamreis da Assíriaantes de mimdestruíramtodaselas!
13 O queaconteceu ao rei de Hamate e ao rei de Arpade? E ondeestão os reis de Sefarvaim, de Hena e de Iva?’ ”14Ezequiaspegou a cartadasmãosdosmensageiros e a leu; entãofoi ao templo do SENHOR e a colocoudiante do SENHOR.
15DepoisEzequiasfezestaoração: “Ó SENHOR, Deus de Israel, queestáassentado em seutronoentre os querubins; só o SENHOR é o Deus de todos os reinos da terra. O SENHORcriou os céus e a terra.
16Peço-lhe, ó SENHOR, queouçaestaoração. Abra os seusolhos, SENHOR, e veja o queestáacontecendo. Ouça as palavrascom as quaisSenaqueribeestádesafiando o Deusvivo.
17 “SENHOR, é verdadeque os reis da Assíriadestruíramtodasaquelasnações, tornaram os seusterritórios em deserto18 e queimaram as suasimagens no fogo. Masessasimagensnãoeramdeuses de formaalguma. Foramdestruídasporqueessesdeuseseramapenasmadeira e pedrafeitaspormãoshumanas.
20EntãoIsaías, filho de Amoz, enviouestamensagem a Ezequias: “Assimdiz o SENHOR, o Deus de Israel: ‘Ouvi o seupedido a respeito do reiSenaqueribe, o rei da Assíria!’
23Vocêcontavantagem e insultou o SENHORpormeiodosseusmensageiros, dizendo: ‘Meuscarrosconquistaram as maisaltasmontanhas; subiramaté os picos do Líbano. Derrubei os cedrosmaisaltos e os ciprestesmaisbonitos. Cheguei a conquistar os lugaresmaisdistantes e as florestasmaislindas.
26Porisso, é claro, as naçõesquevocêconquistounãotinhampodercontravocê! Elaseramcomo o capimnoscampos, que se enrugaquando o sol é muitoquente, e como o cerealqueficaqueimadoantes de amadurecer.
29Depois, Isaíasdeu ao reiEzequiasestamensagem do Senhor: “Esta é a prova de quevoufazerconformeprometi: Esteano e no próximo, o meupovocomerá o trigoquenasce no campo, semqueninguém o tenhaplantado. Mas no terceiroanovocêsvãosemear e colher; plantemvinhas e comam do seufruto.
30 O meupovo de Judá, aqueles de vocêsqueescaparam da destruiçãocausadapelocercoainda se tornarãoumagrandenação; vocêslançarãoraízesprofundas no solo e darãomuitosfrutos.
32 “Portanto, assimdiz o SENHOR a respeito do rei da Assíria: ‘Elenãoentraránestacidade. Elenão a enfrentarácomescudo, nemconstruiráumarampaparasubirnosmuros, nemmesmoatiraráumaflechacontraela.
35Naquelamesmanoite, o anjo do SENHORsaiu e matoucento e oitenta e cincomilsoldados no acampamentoassírio e, quandoamanheceu o dia, os quenãotinhammorridopuderamver os corposdoscompanheirosespalhadosportodaparte.
37 E aconteceuqueenquantoeleadorava no templo do seudeusNisroque, seusfilhosAdrameleque e Sarezer o assassinaram à espada. Elesfugirampara a terra de Ararate, e seufilhoEsar-Hadomveio a ser o novorei.
Nenhum comentário ainda.