1 Ao anoitecer, vieram os doisanjos a Sodoma, a cujaentradaestava Ló assentado; este, quando os viu, levantou-se e, indo ao seuencontro, prostrou-se, rosto em terra.
2 E disse-lhes: Eisagora, meussenhores, vindepara a casa do vossoservo, pernoitainela e lavai os pés; levantar-vos-eis de madrugada e seguireis o vossocaminho. Responderameles: Não; passaremos a noite na praça.
4Mas, antesque se deitassem, os homensdaquelacidadecercaram a casa, os homens de Sodoma, tanto os moçoscomo os velhos, sim, todo o povo de todos os lados;5 e chamarampor Ló e lhedisseram: Ondeestão os homensque, à noitinha, entraram em tuacasa? Traze-os fora a nósparaqueabusemosdeles.
6Saiu-lhes, então, Ló à porta, fechou-a após si7 e lhesdisse: Rogo-vos, meusirmãos, quenãofaçaismal;8tenhoduasfilhas, virgens, eu vo-lastrarei; tratai-as comovosparecer, porémnadafaçais a esteshomens, porquanto se achamsob a proteção de meuteto.
9Eles, porém, disseram: Retira-te daí. E acrescentaram: Só ele é estrangeiro, veiomorarentrenós e pretendeserjuiz em tudo? A ti, pois, faremospior do que a eles. E arremessaram-se contra o homem, contra Ló, e se chegaramparaarrombar a porta.
10Porém os homens, estendendo a mão, fizeramentrar Ló e fecharam a porta;11 e feriram de cegueiraaosqueestavamfora, desde o menoraté ao maior, de modoque se cansaram à procura da porta.
12Então, disseram os homens a Ló: Tensaquialguémmaisdosteus? Genro, e teusfilhos, e tuasfilhas, todosquantostens na cidade, faze-os sairdestelugar;13poisvamosdestruirestelugar, porque o seuclamor se temaumentado, chegandoaté à presença do SENHOR; e o SENHORnosenviou a destruí-lo.
14Então, saiu Ló e falou a seusgenros, aosqueestavamparacasarcomsuasfilhas e disse: Levantai-vos, saídestelugar, porque o SENHOR há de destruir a cidade. Acharam, porém, queelegracejavacomeles.
15 Ao amanhecer, apertaram os anjoscom Ló, dizendo: Levanta-te, tomatuamulher e tuasduasfilhas, queaqui se encontram, paraquenãopereças no castigo da cidade.
16Como, porém, se demorasse, pegaram-no os homenspelamão, a ele, a suamulher e as duasfilhas, sendo-lhe o SENHORmisericordioso, e o tiraram, e o puseramfora da cidade.
19Eisque o teuservoachoumercêdiante de ti, e engrandeceste a tuamisericórdiaque me mostraste, salvando-me a vida; nãopossoescapar no monte, poisreceioque o mal me apanhe, e eu morra.
27Tendo-se levantadoAbraão de madrugada, foipara o lugarondeestivera na presença do SENHOR;28 e olhouparaSodoma e Gomorra e paratoda a terra da campina e viuque da terrasubiafumaça, como a fumarada de umafornalha.
33Naquelanoite, pois, deram a bebervinho a seupai, e, entrando a primogênita, se deitoucomele, semqueele o notasse, nemquandoela se deitou, nemquando se levantou.
34 No diaseguinte, disse a primogênita à maisnova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meupai. Demos-lhe a bebervinhotambémestanoite; entra e deita-te comele, paraquepreservemos a descendência de nossopai.
35 De novo, pois, deram, aquelanoite, a bebervinho a seupai, e, entrando a maisnova, se deitoucomele, semqueele o notasse, nemquandoela se deitou, nemquando se levantou.
Nenhum comentário ainda.