1 Os doisanjoschegaram a Sodoma no fim da tarde. Ló estavasentado à porta de Sodoma e, quando os viu, levantou-se pararecebê-los. Prostrou-se com o rosto em terra2 e disse: Meussenhores, peço-vosqueentreis na casa de vossoservoparapassar a noite e lavar os pés; de madrugadavoslevantareis e seguireis o vossocaminho. Elesresponderam: Não; passaremos a noite na praça.
4Mas, antesque se deitassem, todos os homens da cidadecercaram a casa, isto é, os homens de Sodoma, desde os moçosaté os velhos, sim, gente de todos os lados.
6Então Ló saiu à portaparafalarcomeles, fechou-a atrás de si,7 e disse: Meusirmãos, peço-vosquenãovosporteis de modotãoperverso;8tenhoaquiduasfilhasqueaindanãoconheceramhomem na intimidade; eu as trareiaquifora. Fazeicomelascomobemvosparecer. Apenasnadafaçais a esteshomens, poisestãosob o abrigo do meuteto.
9Porémelesdisseram: Saidaí. E continuaram: Esseindivíduoveioviveraquicomoestrangeiro e querfazer-se de juiz! Agorafaremosmaismal a ti do que a eles. Entãoatacaram o homem, isto é, Ló, e avançaramparaarrombar a porta.
10Mas os hóspedes, estendendo as mãos, puxaram Ló paradentro da casa e fecharam a porta;11 e feriram de cegueira os queestavam do lado de fora, do maisnovoaté o maisvelho, de maneiraque se cansaram de procurar a porta.
12Então os homensdisseram a Ló: Tensmaisalguémaqui? Genros, teusfilhos e tuasfilhas, e todosquantostens na cidade, tira-os daqui,13poisvamosdestruirestelugar, porque o clamorcontraeletemcrescidomuitodiante do SENHOR, e elenosenviouparadestruí-lo.
14Assimque Ló saiu, foifalarcomseusgenros, queiriam se casarcomsuasfilhas, e disse-lhes: Levantai-vos, saídestelugar, porque o SENHORirádestruir a cidade. Masseusgenrosachavamqueeleestavabrincando.
16Porémele se demorava. Então os homenspegarampelamão a ele, suamulher e suasfilhas, sendo o SENHORmisericordiosocomele; e, tirando-o, deixaram-no fora da cidade.
17Assimque os tiraram de lá, um delesdisse: Foge, salvatuavida; nãoolhesparatrás, nempares em lugarnenhumdestaplanície; foge lá para o monte, paraquenãomorras.
19 O teuservotemachadofavoraosteusolhos, e tens me mostradograndemisericórdia, salvando-me a vida. Masnãopossofugirpara os montes; poisestemalpoderáapanhar-me, e morrerei.
27Abraãolevantou-se de madrugada e foi ao lugarondehaviapermanecido em pé diante do SENHOR;28 e, contemplandoSodoma e Gomorra e toda a terra da planície, viuque da terrasubiafumaçacomo de umafornalha.
29Aconteceuque, quandoDeusacaboucom as cidades da planície, lembrou-se de Abraão e tirou Ló do meio da destruição, ao devastar as cidadesonde Ló haviahabitado.
30 Ló subiu, vindo de Zoar, e foihabitarnosmontes; as suasduasfilhasforamcomele. Comotemiahabitar em Zoar, ele e as suasduasfilhasforamhabitarnumacaverna.
34 No diaseguinte, a primogênitadisse à maisnova: Ontem à noite eu me deiteicommeupai. Vamosdar-lhevinhoparabebertambémestanoite; depois, entra e deita-te comele, paraqueconservemos a descendência de nossopai.
35Entãotornaram a darvinhopara o paibebertambémnaquelanoite. A maisnovalevantou-se, deitou-se comele, e elenãopercebeuquandoela se deitou, nemquando se levantou.
Nenhum comentário ainda.