1 A noiteestavacaindo, quando os doisanjoschegaram a Sodoma, Ló estavasentado à porta da cidade. Logoque os viu, Ló se levantou ao seuencontro e prostrou-se com a faceporterra.
2 E suplicou: “Eu vospeço, meussenhores! Descei à casa de vossoservopara aí passardes a noite e lavardes os pés; de manhãretomareisvossocaminho”. Contudo, elescontestaram: “Não, nóspassaremos a noite na praça!”
3Todavia Ló insistiutanto, queelesaceitaram o veementeconvite e seguiramcomeleparasuacasa e entraram. Ló preparou-lhesumarefeição, fezquestão de que se alimentassem de pãesasmos, e elescomeram.
8Ouvi: tenhoduasfilhasqueaindasãovirgens; eu vo-lastrarei. Fazei-lhes o quebemvosparecer, mas a esteshomensnadafaçais, porque se encontramsob a proteção do meuteto”.
9 “Retira-te daí!” − esbravejarameles. E alegavamfuriosamente: “Estehomem é um simplesestrangeiro, veiomorarentrenós e já pretendeserjuizemtudo? A ti, pois, faremosaindapior do que a eles!” Em seguida, empurraram Ló comviolência e avançaramaraarrombar a porta.
11 Em seguidaferiram de cegueiratodos os homens, tanto os moçoscomo os idosos, queestavam do lado de fora; e elesnãoconseguiramsequerencontrarmais a porta da casa.
12Então os doishomensperguntaram a Ló: “Aindatensmaisalguémdosteus na cidade? Genros, filhos e filhas, ou qualqueroutroparente? Faze-os sairdaquidepressa,13porqueestamosparadestruircompletamenteestelugar. O clamorquesobeconstantemente ao SENHORcontraessepovo é tãogrande e malignoqueElenosenviouparadestruir a cidade!”
14Então Ló correu e foifalarcom os homensqueiam se casarcomsuasfilhas. E ele os instava: “Levantai-vos! Saídestelugar, porque o SENHORdestruirátoda a cidade!” Todaviaelespensaramqueeleestivesseapenasbrincando.
15 Ao raiar da aurora, os anjosinsistiramcom Ló, ordenando: “Levanta! Tomatuamulher e tuasduasfilhasqueaqui se encontram, paraquenãopereças no castigo da cidade!”
16Entretanto, comoelehesitasse, os homens o tomarampelamão, bemcomosuamulher e suasduasfilhas, conduziram-nos à força e os deixaram a salvofora da cidade, pelomisericordiosoamorque o SENHORteveparacomeles.
17Assimque os tiraram da cidade, um dosanjosrecomendou a Ló: “Livra-te! Salva a tuavidadepressa; nãoolhesparatrás, nempares em nenhumlugardurantetuajornadapelaplanície! Fogepara a montanha, a fim de nãoperecerescom os demais!”
19Eisqueteuservoencontrougraçaaosteusolhos e mostrasteumagrandemisericórdia a meurespeito, salvando-me a vida. Masnãoconseguireichegaraté a montanha, semque me atinjaprimeiroessaterríveldestruição e eu venha a morrertambém.
20Eisaliumapequenacidade. Estátãopróximaque me é possívelcorreratéela. Permiteque eu fujadepressapara lá! Mesmosendotãopequena, lá encontrareiabrigo e estarei a salvo!”
30 Ló partiu de Zoarcomsuasduasfilhas e passou a vivernasmontanhas, porquetinhagrandereceio de permanecermorando na pequenaZoar. Poressemotivoinstalou-se numacavernanasmontanhas, ele e suasfilhas.
31Certodia, a filhamaisvelhapropôs à filhamaisnova: “Nossopai já é idoso e não há nenhumoutrohomemnestaregiãoquevenhaunir-se a nós, de acordocom o costume de todomundo.
33Portanto, elasfizeramseupaiembebedar-se comvinho, naquelamesmanoite, e a maisvelhaveiodeitar-se junto a seupai, quenãopercebeunemquandoela se deitou, nemquando se levantou.
34 No diaseguinte, a primogênitaorientou a irmã: “Na noitepassada eu dormicommeupai; façamo-lo embriagar-se tambémnestanoite e tu te deitaráscomele; a fim de quepossamospreservar a linhagem de nossopai!”
35Então, outravezderammuitovinho ao painaquelanoite, e a filhamaisnovafoi e se deitoucomele. Ló nãotomouconhecimentoquandoela se deitounemquando se levantou.
Nenhum comentário ainda.