1 Ao anoitecerdaquelemesmodia, os doisanjoschegaram à entrada da cidade de Sodoma. Ló estavasentado à entradaquando os avistou. Ele se levantou, correupararecebê-los, prostrou-se com o rosto no chão2 e disse: “Senhores, venham à minhacasa. Lá vocêspoderãolavar os pés e passar a noite. Amanhãcedopoderãoseguirviagem”. Eles, porém, responderam: “Não. Passaremos a noite na praçapública”.
8Escutem, tenhoduasfilhasvirgens; eu as entrego a vocêsparaquefaçamcomelas o quequiserem. Masdeixemmeushóspedes em paz, porqueelescontamcom a minhaproteção”.
9 “Saia da frente!”, gritaram os sodomitas. “Quemvocêpensaque é? Ora, deixamosestesujeitomorar em nossacidadecomoestrangeiro e agoraquersernossojuiz! Poisvamosfazercomvocêcoisapior do que a eles”. E avançaramcontra Ló, dispostos a arrombar a porta.
14Então Ló foicorrendofalarcom os futurosgenrosdassuasfilhas e disse-lhes: “Tratem de sairimediatamente da cidade. ElavaiserdestruídapeloSENHOR”. Mas os moçosacharamqueeleestavabrincando, e nãoderamouvidos.
15 No diaseguinte, bemcedo, os anjosinsistiramcom Ló, dizendo: “Arrume-se depressa. Pegue a suamulher e suasduasfilhasqueestãoaqui, e saiamenquantopodem! Vocêsestãocorrendorisco de morrercom a destruição da cidade”.
16Mas Ló não se apressou. Então os anjostomaram-no pelasmãos, bemcomosuamulher e as duasfilhas, e os tiraramdali à força, deixando-os fora da cidade, porque o SENHORtevemisericórdiadeles.
17Quando já estavamfora da cidade, um dosanjosdisse: “Fujam! Corramsemparar e semolharparatrás e nãoparem no vale. Vãopara as montanhas e só paremquandochegarem lá, senãoarriscamse a morrer!”
19Vocêsforambondososcomigo, salvaram a minhavida e mostrarampiedade. Nãopossofugirpara as montanhas, poisreceioqueestacalamidadecaiasobremim e eu morra.
30 Ló partiu de Zoarcomsuasduasfilhas e passou a vivernasmontanhas, porqueficoucommedo de permanecer em Zoar. Ele e suasduasfilhasficarammorandonumacaverna.
31Foiquando a maisvelhadisse à irmã: “Em todaessaregiãonãoexistehomemquepossacasarconosco, conforme o costume da terra. Nossopai já estávelho e logonãopoderáterfilhos.
33Naquelamesmanoite, deramvinho ao pai, e a filhamaisvelha se deitoucomele. Eleestavatãoembriagadoquenãopercebeuquandoela se deitounemquando se levantou.
34 No diaseguinte, a filhamaisvelhacontou à irmã: “Ontem à noitedeitei-me commeupai. Vamosfazer a mesmacoisahoje. Daremosvinho ao nossopai, e depoisvocê se deitacomele, paraquepreservemos a descendência de nossopai”.
Nenhum comentário ainda.