1 Ao anoitecer, os doisanjoschegaram à entrada da cidade de Sodoma. Ló estavasentadoali. Ao avistá-los, levantou-se pararecebê-los. Deu-lhesboas-vindas, curvou-se com o rosto no chão2 e disse: “Meussenhores, venham à minhacasaparalavar os pés e sejammeushóspedesestanoite. Amanhã, poderãolevantar-se cedo e seguirviagem”. “Não”, responderameles. “Passaremos a noiteaqui, na praça da cidade.”
8 “Escutem, tenhoduasfilhasvirgens. Deixem-me trazê-lasparafora, e vocêspoderãofazercomelas o quedesejarem. Mas, porfavor, deixem os homens em paz, poissãomeushóspedes e estãosobminhaproteção.”
9 “Saia da frente!”, gritarameles. “Essesujeito é um estrangeiroque se mudoupara a cidade e, agora, agecomo se fossenossojuiz! Faremos a vocêcoisasbempiores do que a seushóspedes!” Entãopartiramparacima de Ló, tentandoarrombar a porta.
12 Os anjosperguntaram a Ló: “Vocêtemoutrosparentes na cidade? Tire-os todosdaqui: genros, filhos, filhas ou qualqueroutroparente,13poisestamosprestes a destruirtoda a cidade. O clamorcontraela é tãograndequechegou ao SENHOR, e elenosenviouparadestruí-la”.
14Então Ló correuparaavisar os noivos de suasfilhas: “Saiamdepressa da cidade! O SENHORestáprestes a destruí-la”. Os rapazes, porém, pensaramqueeleestavabrincando.
15 No diaseguinte, ao amanhecer, os anjosinsistiram: “Rápido! Tomesuamulher e suasduasfilhasqueestãoaqui! Saiaagoramesmo, ou tambémmorreráquando a cidadeforcastigada!”.
16Vistoque Ló aindahesitava, os anjos o tomarampelamão, e tambémsuamulher e as duasfilhas, e correramcomelespara um lugarseguro, fora da cidade, pois o SENHORfoimisericordioso.
17Quandoestavam em segurança, fora da cidade, um dosanjosordenou: “Corram e salvem-se! Nãoolhemparatrásnemparem no vale! Fujampara as montanhas, ou serãodestruídos!”.
19 Os senhoresforammuitobondososcomigo, salvaramminhavida e mostraramgrandecompaixão. Nãoposso, contudo, ir para as montanhas. A calamidadetambém me alcançariaali, e bemdepressa eu morreria.
31Certodia, a filhamaisvelhadisse à irmã: “Nestaregiãonãorestahomemalgumcomquempossamosterrelações, comofazemtodas as pessoas. E logonossopaiserávelhodemaisparaterfilhos.
34 Na manhãseguinte, a filhamaisvelhadisse à irmãmaisnova: “Ontem à noite, tiverelaçõescomnossopai. Vamosembebedá-lo comvinhooutravezhoje à noite, e vocêterárelaçõescomele. Comisso, preservaremosnossadescendênciapormeio de nossopai”.
35Naquelanoite, portanto, voltaram a embebedar o paicomvinho, e a filhamaisnovateverelaçõescomele. Maisumavez, elenãopercebeuquandoela se deitounemquando se levantou.
Nenhum comentário ainda.