1Chegaram os doisanjos a Sodoma, à tarde, estando Ló sentado na porta de Sodoma; Ló, quando os viu, levantou-se para os receber e, prostrando-se com o rosto em terra,2disse-lhes: Eis, agora, meussenhores, vindepara a casa do vossoservo, passainela a noite, e lavai os pés, e de madrugadavoslevantareis, e ireisvossocaminho. Responderameles: Não; mas na praçapassaremos a noite.
4Porém, antesque se deitassem, cercaram a casa os homens da cidade, os homens de Sodoma, assim os moçoscomo os velhos, sim, todo o povo, de todos os lados;5 e, chamando a Ló, disseram-lhe: Ondeestão os homensqueentraramestanoite em tuacasa? Traze-os cá fora a nós, paraque os conheçamos.
8 Eu tenhoduasfilhasqueaindanãoconheceramvarão. Permita-me que vo-lastragaparafora e fazei-lhescomobemvosparecer; somentenadafaçais a esteshomens, porquantoentraramdebaixo da sombra do meutelhado.
9Eles, porém, disseram: Saidaí. E acrescentaram: Esseindivíduoentrou a peregrinar e querfazer-se juiz; agora, havemos de te tratar a ti pior do que a eles. Arremessaram-se sobre o homem, sobre Ló, e aproximaram-se paraarrombar a porta.
12Então, perguntaram os homens a Ló: Tens tu maisalguémaqui? Genro, e teusfilhos, e tuasfilhas, todosquantostens na cidade, tira-os paraforadestelugar,13poisnósvamosdestruirestelugar, porque o clamordeles se temtornadograndediante de Jeová; e Jeovánosenviou a destruí-lo.
14Tendosaído Ló, faloucomseusgenros, quehaviam de casarcomsuasfilhas, e disse-lhes: Levantai-vos, saídestelugar, porqueJeová há de destruir a cidade. Maselepareceuaosseusgenroscomoquemestavazombando.
16Ele, porém, se demorava; os homenspegaram-lhepelamão, pelamão da mulherdele e pelamãodasduasfilhasdele, sendo-lhemisericordiosoJeová: tiraram-no e puseram-no fora da cidade.
17Quando os tinhamtiradoparafora, disse um deles: Escapa-te, salva a tuavida; nãoolhesparatrás de ti, nempares em toda a planície; escapa-te para o monte, paraquenãopereças.
18Respondeu-lhes Ló: Não, senhormeu;19eisqueteuservotemachadograçadiante de ti, e tensengrandecido a tuamisericórdia, que me mostraste, salvando-me a vida. Eu não me possoescapar ao monteparaque o malnão me apanhe, e eu morra.
24Então, JeováfezchoversobreSodoma e sobreGomorraenxofre e fogo, da parte de Jeová, desde o céu;25subverteuaquelascidades, e toda a planície, e todos os moradoresdascidades, e o quenascia da terra.
27Tendo-se levantadoAbraão de madrugada, foi ao lugarondeestivera de pé diante de Jeová;28 e, contemplandoSodoma e Gomorra e toda a terra da planície, viu, e eisque o fumo da terrasubiacomo o fumodumafornalha.
29QuandoDeusdestruiu as cidades da planície, então, se lembrou de Abraão e tirou a Ló do meio da destruição, quandosubverteu as cidades em que Ló habitara.
33Aquelanoite, pois, deram de bebervinho a seupai, e, entrando a primogênita, deitou-se comele; elenãosentiu, nemquandoela se deitou, nemquando se levantou.
34 No diaseguinte, disse a primogênita à menor: Eisqueontem à noite me deiteicommeupai. Demos-lhe de bebervinhoestanoitetambém; entra e deita-te comele, paraquepossamosconservar a linhagem de nossopai.
35Tornaram, pois, aquelanoite a dar de bebervinho a seupai, e, levantando-se a menor, deitou-se comele; elenãosentiu, nemquandoela se deitou, nemquando se levantou.
Nenhum comentário ainda.