1 E aproximaram-se os dias da morte de Davi e deueleordem a Salomão, seufilho, dizendo:2 Eu voupelocaminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.
3 E guarda a observância do SENHOR, teuDeus, paraandaresnosseuscaminhos e paraguardares os seusestatutos, e os seusmandamentos, e os seusjuízos, e os seustestemunhos, comoestáescrito na Lei de Moisés, paraqueprosperes em tudoquantofizeres, paraondequerque te voltares.
4Paraque o SENHORconfirme a palavraquefalou de mim, dizendo: Se teusfilhosguardarem o seucaminho, paraandaremperante a minhafacefielmente, comtodo o seucoração e comtoda a suaalma, nunca, disse, te faltarásucessor ao trono de Israel.
5 E também tu sabes o que me fezJoabe, filho de Zeruia, e o quefezaosdoischefes do exército de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jéter, os quaismatou, e em pazderramou o sangue de guerra, e pôs o sangue de guerra no seucintoquetinhanoslombos e nosseussapatosquetrazianospés.
7Porémcom os filhos de Barzilai, o gileadita, usarás de beneficência, e estarãoentre os quecomem à tuamesa, porqueassim se chegarameles a mim, quando eu fugiaporcausa de teuirmãoAbsalão.
8 E eisquetambémcontigoestáSimei, filho de Gera, filho de Benjamim, de Baurim, que me maldissecommaldiçãoatroz, no dia em que ia a Maanaim; porémelesaiu a encontrar-se comigojunto ao Jordão, e eu, peloSENHOR, lhejurei, dizendoque o nãomataria à espada.
15Disse, pois, ele: Bemsabesque o reinoerameu, e todo o Israeltinhaposto a vista em mimparaque eu viesse a reinar, aindaque o reino se transferiu e veio a ser de meuirmão, porquefoifeitoseupeloSENHOR.
19Assim, veioBate-Seba ao reiSalomão, a falar-lheporAdonias; e o rei se levantou a encontrar-se comela e se inclinoudiantedela; então, se assentou no seutrono e fezpôrumacadeirapara a mãe do rei, e ela se assentou à suamãodireita.
22Então, respondeu o reiSalomão e disse a suamãe: E porquepedes a Abisague, a sunamita, paraAdonias? Pedetambémparaele o reino (porque é meuirmãomaior), paraele, digo, e tambémparaAbiatar, sacerdote, e paraJoabe, filho de Zeruia.
24Agora, pois, vive o SENHOR, que me confirmou, e me fezassentar no trono de Davi, meupai, e que me temfeitocasa, comotinhadito, quehojemorreráAdonias.
26 E a Abiatar, o sacerdote, disse o rei: ParaAnatotevai, para os teuscampos, porque és homemdigno de morte; porémhoje te nãomatarei, porquantolevaste a arca do SenhorJEOVÁdiante de Davi, meupai, e porquantofosteaflito em tudoquantomeupaifoiaflito.
28 E veio a famaatéJoabe (porqueJoabe se tinhadesviadoseguindo a Adonias, aindaque se nãotinhadesviadoseguindo a Absalão), e Joabefugiupara o tabernáculo do SENHOR, e pegoudaspontas do altar.
29 E disseram ao reiSalomãoqueJoabetinhafugidopara o tabernáculo do SENHOR; e eisqueestájunto ao altar; então, enviouSalomãoBenaia, filho de Joiada, dizendo: Vai, dá sobreele.
30 E veioBenaia ao tabernáculo do SENHOR e lhedisse: Assimdiz o rei: Saidaí. E disseele: Não, porémaquimorrerei. E Benaiatornoucom a resposta ao rei, dizendo: AssimfalouJoabe e assim me respondeu.
32Assim o SENHORfarárecair o sanguedelesobre a suacabeça, porquedeusobredoishomensmaisjustos e melhores do queele e os matou à espada, semqueDavi, meupai, o soubesse, a saber: a Abner, filho de Ner, chefe do exército de Israel, e a Amasa, filho de Jéter, chefe do exército de Judá.
33Assim, recairá o sanguedestessobre a cabeça de Joabe e sobre a cabeça da suasementeparasempre; mas a Davi, e à suasemente, e à suacasa, e ao seutronodará o SENHORpazparatodo o sempre.
39Sucedeu, porém, que, ao cabo de trêsanos, doisservos de SimeifugiramparaAquis, filho de Maaca, rei de Gate; e deramparte a Simei, dizendo: Eisqueteusservosestão em Gate.
42Então, enviou o rei, e chamou a Simei, e disse-lhe: Não te conjurei eu peloSENHOR e protesteicontra ti, dizendo: No dia em quesaíresparauma ou outraparte, sabedecertoquemorrerás? E tu me disseste: Boa é essapalavraqueouvi.
44Dissemais o rei a Simei: Bemsabes tu toda a maldadeque o teucoraçãoreconhecequefizeste a Davi, meupai; peloque o SENHORfezrecair a tuamaldadesobre a tuacabeça.
Nenhum comentário ainda.