1Sentindoque o dia de suamorteestavapróximo, Davideuordem a Salomão, seufilho, dizendo:2Logoseguirei o caminho de todos os mortais; portanto, sê corajoso e agecomohomem.
3Guarda as normas do SENHOR, teuDeus, andandonosseuscaminhos e obedecendoaosseusestatutos, aosseusmandamentos, aosseuspreceitos e aosseustestemunhos, comoestãoescritos na lei de Moisés, paraqueprosperes em tudoquantofizeres e porondequerqueandares,4 e paraque o SENHORconfirmeaquiloque me prometeu, dizendo: Se teusfilhosguardarem os seuscaminhos, andandofielmente na minhapresença, comtodo o seucoração e comtoda a suaalma, nunca te faltarásucessor ao trono de Israel.
5 Tu sabestambém o queJoabe, filho de Zeruia, me fez. Elematou os doischefes do exército de Israel, Abner, filho de Ner, e Amasa, filho de Jéter, e derramou o sangue da guerra em tempo de paz, manchandocomele o cintoquetinha na cintura e os sapatosquecalçava.
7Mas sê bondosoparacom os filhos de Barzilai, o gileadita. Estejamelesentre os quecomem à tuamesa; porque, quando eu fugiaporcausa de teuirmãoAbsalão, elesforambondososparacomigo.
8TambémestácontigoSimei, filho de Gera, benjamita, de Baurim, que me lançouterrívelmaldição, quando eu ia paraMaanaim. Maselefoi ao meuencontrojunto ao Jordão, e eu lhejureipeloSENHOR: Não te matarei à espada.
15Entãoeledisse: Bemsabesque o reinoerameu e quetodo o Israelesperavaque eu reinasse; contudo, o reino se transferiuparameuirmão, porque o SENHORassimfez.
19EntãoBate-Sebafoifalarcom o reiSalomão, parainterceder em favor de Adonias. O reilevantou-se parasaudá-la e inclinou-se diantedela. Então, assentando-se no seutrono, mandouquepusessem um tronopara a rainha-mãe; e ela se assentou à suadireita.
22Então, o reiSalomãorespondeu à suamãe: PorquepedesAbisague, a sunamita, paraAdonias? Pedetambémparaele o reino, porque é meuirmãomaisvelho. Sim, paraele, e tambémpara o sacerdoteAbiatar, e paraJoabe, filho de Zeruia.
24Assimcomovive o SENHOR, que me confirmou e me fezassentar no trono de Davi, meupai, e estabeleceuumadinastiaparamim, comohaviaprometido, hojeAdoniasserámorto.
26 O reitambémdisse ao sacerdoteAbiatar: VaiparaAnatote, para os teuscampos, porque és homemdigno de morte; porém, não te matareihoje, porquelevaste a arca do SENHORDeusdiante de Davi, meupai, e participaste de todas as aflições de meupai.
28Estanotíciachegou a Joabe, poisJoabehaviaseguido a Adonias, emboranãotivesseseguido a Absalão; e Joaberefugiou-se no tabernáculo do SENHOR e segurou-se naspontas do altar.
29Disseram ao reiSalomão: Joabe se refugiou no tabernáculo do SENHOR e segurou-se no altar. EntãoSalomãoenviouBenaia, filho de Joiada, dizendo: Vai, mata-o.
30Benaiafoi ao tabernáculo do SENHOR e disse a Joabe: Assimdiz o rei: Saidaí. Joaberespondeu: Nãosairei; morrereiaquimesmo. Benaiavoltou ao reicom a resposta: Joabefalouassim e me respondeuisso.
31 O reideclarouentão: Fazecomoeledisse; mata-o e sepulta-o, paraquetires de sobremim e de sobre a família de meupai o sanguequeJoabederramousemmotivo.
32Assim o SENHORfarárecair o sanguedelesobre a suacabeça, porqueatacoudoishomensmaisjustos e melhores do queele: Abner, filho de Ner, chefe do exército de Israel, e Amasa, filho de Jéter, chefe do exército de Judá; e os matou à espada, semquemeupaiDavisoubesse.
33Assim, o sanguedestesrecairásobre a cabeça de Joabe e sobre a cabeça da suadescendênciaparasempre; mas o SENHORdarápazparasempre a Davi, à suadescendência, à suadinastia e ao seutrono.
36Depoisdisso, o reimandouchamarSimei e lhedisse: Fazepara ti umacasa em Jerusalém, habita aí e daínãosaiasparalugaralgum,37porque, no dia em quesaíres e atravessares o ribeiro de Cedrom, certamentemorrerás. Pagaráscomteuprópriosangue.
42Então, o reimandouchamarSimei e lhedisse: Não te fizjurarpeloSENHOR e não te adverti, dizendo: No dia em quesaíresparaqualquerparte, certamentemorrerás? E tu me disseste: Essapalavra é boa. Eu a atenderei.
Nenhum comentário ainda.