1Aproximaram-se os dias em queDavihavia de morrer, e deueleordem a seufilhoSalomão, dizendo:2 Eu vouindopelocaminho de toda a terra. Esforça-te, porta-te varonilmente3 e cumpre o serviçoque é devido a Jeová, teuDeus, andandopelosseuscaminhos, guardando os seusestatutos, os seusmandamentos, os seusjuízos e os seustestemunhos, conformeestáescrito na lei de Moisés, paraqueprosperes em tudo o quefizeres e porondequerquefores,4 a fim de queJeováconfirme a suapalavraquefalouacerca de mim, dizendo: Se teusfilhosvigiaremsobre os seuscaminhos, andandodiante de mim em verdade, de todo o seucoração e de toda a suaalma, não te faltará, disseele, sucessor ao trono de Israel.
5 Tu sabestambém o que me fezJoabe, filho de Zeruia, a saber, o quefezaosdoisgenerais do exército, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jéter, aosquaiselematou e, em tempo de paz, derramou o sangue de guerra, tingindo o cintoquetraziasobre os rins e os sapatosquetinhanospés.
7Porémusa de misericórdiacom os filhos de Barzilai, gileadita, e sejameles do númerodosquecomem à tuamesa, porqueassim se houveramcomigo, quando eu fugia de diante de Absalão, teuirmão.
8EisquetambémcontigoestáSimei, filho de Gera, homembenjamita, de Baurim, que me amaldiçooucomumacruelmaldição no dia em que eu ia a Maanaim. Maseledesceu a encontrar-se comigojunto ao Jordão, e eu lhejureiporJeová, dizendo: Não te matarei à espada.
15Então, eledisse: Tu sabesque o reinoerameu e quetodo o Israel me tinhaescolhidocompreferênciaparareinar; contudo, o reinofoitransferido e passou a ser de meuirmão, porqueJeoválhodeu.
19Portanto, Bate-Sebafoitercom o reiSalomão, paralhefalarporAdonias. O reilevantou-se para a receber, e fez-lheumareverência, e sentou-se no seutrono, e mandoupôr um tronopara a rainha-mãe, que se assentou à suadireita.
22Respondeu o reiSalomão à suamãe: Porquepedes tu a Abisague, sunamita, paraAdonias? Pedetambémparaele o reino (pois é meuirmãomaisvelho.); sim, paraele, e para o sacerdoteAbiatar, e paraJoabe, filho de Zeruia.
26Dissetambém o rei ao sacerdoteAbiatar: Vai-te paraAnatote, para os teuscampos, porque és digno de morte. Eu te nãotirarei a vidahoje, porquelevaste a arca do SenhorJeovádiante de meupaiDavi, e porquefosteafligido em todas as aflições de meupai.
28Chegandoessanotícia a Joabe (poisJoabetinhaseguido o partido de Adonias, aindaquenãoseguiu o de Absalão.), fugiuelepara a tenda de Jeová e abraçou-se com os chifres do altar.
30FoiBenaia à tenda de Jeová e disse-lhe: Assimdiz o rei: Saiparafora. RespondeuJoabe: Nãosairei, porémhei de morreraqui. Benaiadeupartedisso ao rei, dizendo: AssimfalouJoabe e assim me respondeu.
32Jeováfarárecair o sanguedelesobre a suacabeça, porquedeusobredoishomensmaisjustos e melhores do queele e, semmeupaiDavi o saber, matou à espada a Abner, filho de Ner e general do exército de Israel, e a Amasa, filho de Jéter e general do exército de Judá.
33Assim, o sanguedestesrecairáparasempresobre a cabeça de Joabe e sobre a cabeça da suadescendência; mas a Davi, e à suadescendência, e à suacasa, e ao seutrono dê Jeovápazparasempre.
42Então, mandou o reichamar a Simei e lhedisse: Não te fiz eu jurarporJeová e não te protestei, dizendo: Ficasabendoque, no dia em quesaíres e andaresondequerqueseja, semfaltahás de morrer? E tu me respondeste: Boa é essapalavraqueacabo de ouvir.
44Dissemais o rei a Simei: Tu sabes, e o teucoraçãoreconhecetoda a maldadequefizeste a Davi, meupai; porisso, Jeová te farárecairsobre a cabeça a tuamaldade.
Nenhum comentário ainda.