1ENTÃOorouAna, e disse: O meucoraçãoexulta ao SENHOR, o meupoderestáexaltado no SENHOR; a minhaboca se dilatousobre os meusinimigos, porquanto me alegro na tuasalvação.
3Nãomultipliqueispalavras de altivez, nemsaiamcoisasarrogantes da vossaboca; porque o SENHOR é o Deus de conhecimento, e porelesão as obraspesadas na balança.
8Levanta o pobre do pó, e desde o monturoexalta o necessitado, para o fazerassentarentre os príncipes, para o fazerherdar o trono de glória; porque do SENHORsão os alicerces da terra, e assentousobreeles o mundo.
10 Os quecontendemcom o SENHORserãoquebrantados, desde os céustrovejarásobreeles; o SENHORjulgará as extremidades da terra; e daráforça ao seurei, e exaltará o poder do seuungido.
13Porquanto o costumedaquelessacerdotescom o povoeraque, oferecendoalguémalgumsacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote, com um garfo de trêsdentes em suamão;14 E enfiava-o na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudoquanto o garfotirava, o sacerdotetomavapara si; assimfaziam a todo o Israelque ia ali a Siló.
15Tambémantes de queimarem a gorduravinha o moço do sacerdote, e dizia ao homemquesacrificava: Dá essacarneparaassar ao sacerdote; porquenãoreceberá de ti carnecozida, mascrua.
16 E, dizendo-lhe o homem: Queime-se primeiro a gordura de hoje, e depoistomapara ti quantodesejar a tuaalma, entãoelelhedizia: Não, agora a hás de dar, e, se não, porforça a tomarei.
22Era, porém, Eli já muitovelho, e ouviatudoquantoseusfilhosfaziam a todo o Israel, e de como se deitavamcom as mulheresque em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação.
25Pecandohomemcontrahomem, os juízes o julgarão; pecando, porém, o homemcontra o SENHOR, quemrogaráporele? Masnãoouviram a voz de seupai, porque o SENHOR os queriamatar.
27 E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assimdiz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teupai, estandoelesainda no Egito, na casa de Faraó?
28 E eu o escolhidentretodas as tribos de Israelporsacerdote, paraoferecersobre o meualtar, paraacender o incenso, e paratrazer o éfodeperantemim; e dei à casa de teupaitodas as ofertasqueimadasdosfilhos de Israel.
29Porquepisastes o meusacrifício e a minhaoferta de alimentos, queordenei na minhamorada, e honras a teusfilhosmais do que a mim, paravosengordardes do principal de todas as ofertas do meupovo de Israel?
30Portanto, diz o SENHORDeus de Israel: Na verdadetinhafalado eu que a tuacasa e a casa de teupaiandariamdiante de mimperpetuamente; porémagoradiz o SENHOR: Longe de mimtalcoisa, porqueaosque me honramhonrarei, porém os que me desprezamserãodesprezados.
33 O homem, porém, a quem eu nãodesarraigar do meualtarserápara te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tuacasamorreráquandochegar à idadevaronil.
35 E eu suscitareiparamim um sacerdotefiel, queprocederásegundo o meucoração e a minhaalma, e eu lheedificareiumacasafirme, e andarásemprediante do meuungido.
36 E seráquetodoaquelequerestar da tuacasavirá a inclinar-se diantedeleporumamoeda de prata e por um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algumministériosacerdotal, paraquepossacomer um pedaço de pão.
Nenhum comentário ainda.