1Então, orouAna e disse: O meucoração se regozija no SENHOR, a minhaforçaestáexaltada no SENHOR; a minhaboca se ri dosmeusinimigos, porquanto me alegro na tuasalvação.
5 Os queanteseramfartoshoje se alugamporpão, mas os queandavamfamintosnãosofremmaisfome; até a estériltemsetefilhos, e a quetinhamuitosfilhosperde o vigor.
8Levanta o pobre do pó e, desde o monturo, exalta o necessitado, para o fazerassentarentre os príncipes, para o fazerherdar o trono de glória; porque do SENHORsão as colunas da terra, e assentousobreelas o mundo.
10 Os quecontendemcom o SENHORsãoquebrantados; doscéustrovejacontraeles. O SENHORjulga as extremidades da terra, dá força ao seurei e exalta o poder do seuungido.
12Eram, porém, os filhos de Elifilhos de Belial e não se importavamcom o SENHOR;13pois o costumedaquelessacerdotescom o povoeraque, oferecendoalguémsacrifício, vinha o moço do sacerdote, estando-se cozendo a carne, com um garfo de trêsdentes na mão;14 e metia-o na caldeira, ou na panela, ou no tacho, ou na marmita, e tudoquanto o garfotirava o sacerdotetomavapara si; assim se fazia a todo o Israelque ia ali, a Siló.
15Também, antes de se queimar a gordura, vinha o moço do sacerdote e dizia ao homemquesacrificava: Dá essacarneparaassar ao sacerdote; porquenãoaceitará de ti carnecozida, senãocrua.
16 Se o ofertantelherespondia: Queime-se primeiro a gordura, e, depois, tomarásquantoquiseres, então, elelhedizia: Não, porémhás de ma daragora; se não, tomá-la-ei à força.
22Era, porém, Eli já muitovelho e ouviatudoquantoseusfilhosfaziam a todo o Israel e de como se deitavamcom as mulheresqueserviam à porta da tenda da congregação.
25Pecando o homemcontra o próximo, Deuslheserá o árbitro; pecando, porém, contra o SENHOR, quemintercederáporele? Entretanto, nãoouviram a voz de seupai, porque o SENHOR os queriamatar.
27Veio um homem de Deus a Eli e lhedisse: Assimdiz o SENHOR: Não me manifestei, na verdade, à casa de teupai, estando os israelitasainda no Egito, na casa de Faraó?
28 Eu o escolhidentretodas as tribos de Israelparaser o meusacerdote, parasubir ao meualtar, paraqueimar o incenso e paratrazer a estolasacerdotalperantemim; e dei à casa de teupaitodas as ofertasqueimadasdosfilhos de Israel.
29Porquepisaisaospés os meussacrifícios e as minhasofertas de manjares, queordenei se me fizessem na minhamorada? E, tu, porquehonras a teusfilhosmais do que a mim, para tu e elesvosengordardesdasmelhores de todas as ofertas do meupovo de Israel?
30Portanto, diz o SENHOR, Deus de Israel: Na verdade, dissera eu que a tuacasa e a casa de teupaiandariamdiante de mimperpetuamente; porém, agora, diz o SENHOR: Longe de mimtalcoisa, porqueaosque me honram, honrarei, porém os que me desprezamserãodesmerecidos.
33 O homem, porém, da tualinhagem a quem eu nãoafastar do meualtarserápara te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e todos os descendentes da tuacasamorrerão na flor da idade.
35Então, suscitareiparamim um sacerdotefiel, queprocederásegundo o quetenho no coração e na mente; edificar-lhe-ei umacasaestável, e andaráelediante do meuungidoparasempre.
36Seráquetodoaquelequerestar da tuacasavirá a inclinar-se diantedele, paraobterumamoeda de prata e um bocado de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algumdoscargossacerdotais, parater um pedaço de pão, quecoma.
Nenhum comentário ainda.