1EntãoAnaorou, dizendo: O meucoraçãoexulta no Senhor; o meupoderestáexaltado no Senhor; a minhabocadilata-se contra os meusimimigos, porquanto me regozijo na tuasalvação.
8Levanta do pó o pobre, do monturoeleva o necessitado, para os fazersentarentre os príncipes, para os fazerherdar um trono de glória; porque do Senhorsão as colunas da terra, sobreelaspôsele o mundo.
10 Os quecontendemcom o Senhorserãoquebrantados; desde os céustrovejarácontraeles. O Senhorjulgará as extremidades da terra; daráforça ao seurei, e exaltará o poder do seuungido.
13Porquanto o costumedessessacerdotesparacom o povoeraque, oferecendoalguém um sacrifício, e estando-se a cozer a carne, vinha o servo do sacerdote, tendo na mão um garfo de trêsdentes,14 e o metia na panela, ou no tacho, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudoquanto a garfotirava, o sacerdotetomavapara si. Assimfaziam a todos os de Israelquechegavamali em Siló.
15Também, antes de queimarem a gordura, vinha o servo do sacerdote e dizia ao homemquesacrificava: Dá carne de assarpara o sacerdote; porquenãoreceberá de ti carnecozida, mascrua.
16 se lherespondia o homem: Semdúvida, logo há de serqueimada a gordura e depoistomaquantodesejar a tuaalma; entãoelelhedizia: Nãohás de dá-la agora; se não, à força a tomarei.
20EntãoEliabençoava a Elcana e a suamulher, e dizia: O Senhor te dê destamulherdescendência, peloempréstimoquefez ao Senhor. E voltavampara o seulugar.
22Eliera já muitovelho; e ouviatudoquantoseusfilhosfaziam a todo o Israel, e como se deitavamcom as mulheresqueministravam à porta da tenda da revelação.
25 Se um homempecarcontraoutro, Deus o julgará; mas se um homempecarcontra o Senhor, quemintercederáporele? Todaviaelesnãoouviram a voz de seupai, porque o Senhor os queriadestruir.
27Veio um homem de Deus a Eli, e lhedisse: Assimdiz o Senhor: Não me revelei, na verdade, à casa de teupai, estandoelesainda no Egito, sujeitos à casa de Faraó?
28 E eu o escolhidentretodas as tribos de Israelparaser o meusacerdote, parasubir ao meualtar, paraqueimar o incenso, e paratrazer o éfodeperantemim; e dei à casa de teupaitodas as ofertasqueimadasdosfilhos de Israel.
29Porquedesprezais o meusacrifício e a minhaoferta, queordenei se fizessem na minhamorada, e porquehonras a teusfilhosmais de que a mim, de modo a vosengordardes do principal de todas as ofertas do meupovoIsrael?
30Portanto, diz o SenhorDeus de Israel: Na verdade eu tinhaditoque a tuacasa e a casa de teupaiandariamdiante de mimperpetuamente. Masagora o Senhordiz: Longe de mimtalcoisa, porquehonrareiaosque me honram, mas os que me desprezamserãodesprezados.
33 O homem da tualinhagem a quem eu nãodesarraigar do meualtarseráparaconsumir-te os olhos e paraentristecer-te a alma; e todos es descendentes da tuacasamorrerãopelaespadadoshomens.
35 E eu suscitareiparamim um sacerdotefiel, quefarásegundo o queestá no meucoração e na minhamente. Edificar-lhe-ei umacasaduradoura, e eleandarásemprediante de meuungido.
36Tambémtodoaquelequeficar de resto da tuacasavirá a inclinar-se diantedeleporumamoeda de prata e por um pedaço de pão, e dirá: Rogo-te que me admitas a algumcargosacerdotal, paraquepossacomer um bocado de pão.
Nenhum comentário ainda.