1Esta é a história de quando o SENHORlevouEliasaoscéus em meio a um redemoinho: Elias e Eliseusaíram de Guilgal,2 e no caminhoordenou-lheElias: “Aguardaaquimesmo, porqueYahwehestá me enviando a Betel”. No entanto, Eliseurespondeu: “TãocertocomoviveYahweh, o SENHOR, e como tu vives, não te deixarei!” E porissodesceramjuntosparaBetel.
3 Em Betel os discípulosdosprofetasforamfalarcomEliseu e indagaram: “SabesquehojeYahwehvailevarteumestrepara o céu, separando-o de ti?” Ao queprontamenteretrucouEliseu: “Sei, calai-vos!”
4EntãoEliaslheordenou: “Eliseu, ficaaqui, poisYahwehestá me enviandoatéJericó”. Porémelerespondeu: “JuroporYahweh, o Nome do SENHOR e portuavidaquenão me separarei de ti!” E assimdesceramjuntos a Jericó.
5 Os irmãos, seguidoresdosprofetas, queestavam em Jericó se aproximaram de Eliseu e questionaram-lhe: “Sabesquehoje o SENHORvailevarteumestreporsobre a tuacabeçapara o céu?” E elereplicou: “Sim, eu sei, masnãofalemaissobreisso!”
6 Em seguidaEliaslhedisse: “Aguardaaqui, porqueYahwehestá me enviando ao Jordão”. Maselecontestou: “Tãocertocomovive o SENHOR e vive a tuaalma, não te deixareiseguir só!” E, sendoassim, ambospartiramjuntos.
9Assimqueatravessaram, Eliaspropôs a Eliseu: “Pede-me o quequeresque eu te faça, antesquesejalevadoparalonge de ti”. Ao querespondeuEliseu: “Rogo-te, comoherança, porçãodobrada de teupoderespiritual!”
10Eliasrespondeu: “Em verdadepedistealgomuitodifícil. Todavia, se me viresquando eu forlevado da tuapresença, assim se farácontigo; porém, se nãoconseguiresperceber o meuarrebatamento, não se fará!”
12Assimqueviutudoissoacontecendo, Eliseugritou: “Aba, meumestre! Meupai! Tu fostecom os carros de guerra e os cavaleiros de Israel!” E quando já nãopodiamaissegui-lo com os olhos, Eliseutomou as própriasvestes e as rasgou ao meio.
14 E, havendotomado o manto de Elias, quetinhacaído, bateucomelenaságuas e declarou: “OndeestáYahweh, o Deus de Elias?” Prontamente as águas se separaram em duaspartes, e Eliseupassousobresolosecopara o outrolado.
15Quando os discípulosdosprofetas de Jericóobservaram o que se passava, exclamaram: “Eisque o poderespiritual de EliasagorarepousasobreEliseu!” Então, aproximaram-se dele e inclinaram-se com o rostorente ao chão.
16 E lhedisseram: “Há cinquentahomensguerreirosentre os teusservos. Deixa-os ir em busca do teusenhor; podeserque o Espírito de Yahweh o tenhalevado e deixadosobrealgummonte ou depositado em algumvale!” Entretanto, eleordenou: “Nãomandeisninguémprocurá-lo!”
17Contudo, eles o importunaram a ponto de aborrecê-lo, e, então, eleconsentiu: “Enviai-os, pois!” E mandaramcinquentavalentes, que o procuraramportrêsdiassemencontrá-lo.
19 Os moradores da cidadefizeramumareivindicação a Eliseu: “A cidadetem um ambienteagradável, comobempodever o nossosenhor, massuaságuassãopéssimas e a terra é infértil!”
24Entãoele se virouparatrás e, observandoaquelaturma de meninos, amaldiçoou-os em o Nome de Yahweh, o SENHOR. Em seguida, duasursasferozessaíram do bosque e despedaçaramquarenta e doisdeles.
Nenhum comentário ainda.