2 E Eliasdisse a Eliseu: Ficaaqui, rogo-te; porque o Senhor me enviou a Betel. E Eliseudisse a ele: Comovive o Senhor, e comovive a tuaalma: Não te deixarei. Assim, elesdesceram a Betel.
3 E os filhosdosprofetasqueestavam em BetelvieramatéEliseu, e disseram a ele: Tu sabesquehoje o Senhor há de tomar o teumestresobre a tuacabeça? E eledisse: Sim, eu seidisso; retei a vossapaz.
4 E Eliasdisse a ele: Eliseu, ficaaqui, rogo-te; porque o Senhor me enviou a Jericó. E eledisse: Comovive o Senhor, e comovive a tuaalma: Não te deixarei. Assim, elesvieram a Jericó.
5 E os filhosdosprofetasqueestavam em JericóvieramatéEliseu, e disseram a ele: Tu sabesque o Senhor há de arrebatar o teumestre, hoje, porsobre a tuacabeça? E elerespondeu: Sim, eu seidisso; retei a vossapaz.
6 E Eliasdisse a ele: Rogo-te quefiquesaqui; porque o Senhor me envioupara o Jordão. E eledisse: Comovive o Senhor, e comovive a tuaalma, não te deixarei. E ambosseguiramadiante.
9 E sucedeu, quandoeleshaviampartido, queEliasdisse a Eliseu: Pede-me o quedevofazerpor ti, antesque de ti eu sejatomado. E Eliseudisse: Rogo-te queumaporçãodobrada do teuespíritosejasobremim.
11 E sucedeu, enquantoelesaindaseguiamadiante, e conversavam, queapareceualiumacarruagem de fogo, e cavalos de fogo, e os separaram a ambos; e Eliassubiupor um turbilhão de vento ao céu.
12 E Eliseuviuisto, e bradou: Meupai, meupai, a carruagem de Israel, e os seuscavaleiros! E elenãomais o viu. E eleagarrou as suasprópriasvestes e as rasgou em doispedaços.
13Elejuntoutambém o manto de Elias, quelhecaíra, e retornou, e parou de pé junto à margem do Jordão;14 e eletomou o manto de Elias, quedelecaiu, e feriu as águas, e disse: Ondeestá o SenhorDeus de Elias? E quandoeletambémhaviaferido as águas, elas se dividiram de um ao outrolado; e Eliseuatravessou.
15 E quando os filhosdosprofetasqueestavam a observar em Jericó o viram, elesdisseram: O espírito de Elias, verdadeiramente, repousasobreEliseu. E vierampara se encontrarcomele, e se curvaram ao chãodiantedele.
16 E elesdisseram-lhe: Eisque, agora, há cinquentahomensfortescom os teusservos; queelesvão, rogamos-te, à procura do teumestre; paraque, porventura, o Espírito do Senhornão o tenhaelevado, e o lançadosobrealgummonte, ou em algumvale. E eledisse: Não os envieis.
17 E quandoeleslhepressionaramatéficarenvergonhado, eledisse: Enviai. Elesenviaram, portanto, cinquentahomens; e elesprocuraramportrêsdias, masnão o encontraram.
19 E os homens da cidadedisseram a Eliseu: Suplico-te, eisque a situaçãodestacidade é agradável, como vê o meusenhor; mas a água é imprestável, e o solo é estéril.
21 E eleseguiuaté a fontedaságuas, e lançousalalidentro, e disse: Assimdiz o Senhor: Tenhocuradoestaságuas; nãohaverámais a partirdalimorte ou terraestéril.
23 E elesubiudaliatéBetel; e enquantoeleestavasubindopelocaminho, vieramoriundas da cidadealgumascrianças, e zombaramdele, e disseram-lhe: Sobe, cabeçaraspada; sobe tu, cabeçaraspada.
Nenhum comentário ainda.