2 No caminho, Eliasdisse a Eliseu: “Fiqueaqui, pois o SENHOR me mandou ir a Betel”. Eliseu, porém, respondeu: “Tãocertocomovive o SENHOR, e tãocertocomo a suaprópriavida, não o deixarei!”. E desceramjuntos a Betel.
3 O grupo de profetas de Betelfoi ao encontro de Eliseu e lheperguntou: “Vocêsabeque o SENHORlevaráseumestrehoje?”. “Sim, eu sei”, respondeuEliseu. “Masnãofalemsobreisso.”
4EntãoEliasdisse a Eliseu: “Fiqueaqui, pois o SENHOR me mandou ir a Jericó”. MasEliseurespondeunovamente: “Tãocertocomovive o SENHOR, e tãocertocomo a suaprópriavida, não o deixarei”. E foramjuntos a Jericó.
5 O grupo de profetas de Jericófoi ao encontro de Eliseu e lheperguntou: “Vocêsabeque o SENHORlevaráseumestrehoje?”. “Sim, eu sei”, respondeuEliseu. “Masnãofalemsobreisso.”
6EntãoEliasdisse a Eliseu: “Fiqueaqui, pois o SENHOR me mandou ir ao rioJordão”. Maisumavez, porém, Eliseurespondeu: “Tãocertocomovive o SENHOR, e tãocertocomo a suaprópriavida, não o deixarei”. E seguiramjuntospelocaminho.
9Quandochegaram à outramargem, Eliasdisse a Eliseu: “Diga-me, o quepossofazerporvocêantes de serlevadoembora?”. Eliseurespondeu: “Peço-lheque eu recebaumaporçãodobrada do seuespírito e me torneseusucessor”.
10Eliasrespondeu: “O quevocêpediu é umatarefadifícil, mas, se me virquando eu forseparado de você, receberá o quepediu; casocontrário, nãoseráatendido”.
11 De repente, enquantocaminhavam e conversavam, surgiuumacarruagem de fogo, puxadaporcavalos de fogo. Passouentre os dois e os separou, e Eliasfoilevadopara o céunumredemoinho.
12Eliseuviuisso e gritou: “Meupai, meupai! Vocêeracomo os carros de guerra de Israel e seuscavaleiros!”. E, quandoelesumiu de vista, Eliseurasgou as roupas ao meio.
15Quando os membros do grupo de profetas de Jericóviram o quehaviaacontecido, exclamaram: “O espírito de EliasrepousasobreEliseu!”. Entãoforamencontrar-se comEliseu e se curvaramcom o rosto no chãodiantedele.
16Disseram: “Nós, seusservos, temoscinquentahomenscorajososquepodemprocurarseumestre no deserto. Talvez o Espírito do SENHOR o tenhadeixado em algummonte ou em algumvale”. “Nãoenviemninguém”, disseEliseu.
19Certodia, algunsmoradores de Jericódisseram a Eliseu: “Temos um problema, meusenhor. A cidadeestásituadanumaboaregião, como o senhorpodever. Contudo, a águanão é boa, e a terra é improdutiva”.
21Eliseufoi à nascentequeabastecia a cidadecomágua e jogouali o sal. Disseele: “Assimdiz o SENHOR: ‘Purifiqueiestaágua. Elanãocausarámaismortenemtornará a terraimprodutiva’”.
23Eliseusaiudali e foi a Betel. Enquantosubiapelocaminho, um grupo de adolescentes da cidadecomeçou a zombardele. “Vá embora, careca! Vá embora, careca!”, gritavam.
Nenhum comentário ainda.