2Então o reimandouchamar os magos, os astrólogos, os encantadores e os caldeus, paraquedeclarassem ao rei os seussonhos; e elesvieram e se apresentaramdiante do rei.
5Respondeu o rei, e disseaoscaldeus: O assunto me temescapado; se não me fizerdessaber o sonho e a suainterpretação, sereisdespedaçados, e as vossascasasserãofeitas um monturo;6Mas se vós me declarardes o sonho e a suainterpretação, recebereis de mimdádivas, recompensas e grandehonra; portantodeclarai-me o sonho e a suainterpretação.
9 De modoque, se não me fizerdessaber o sonho, uma só sentençaserá a vossa; poisvóspreparastespalavrasmentirosas e perversaspara as proferirdes na minhapresença, atéque se mude o tempo; portantodizei-me o sonho, paraque eu entendaque me podeisdar a suainterpretação.
10Responderam os caldeus na presença do rei, e disseram: Não há ninguémsobre a terraquepossadeclarar a palavra ao rei; poisnenhumrei há, grande ou dominador, querequeiracoisassemelhantes de algummago, ou astrólogo, ou caldeu.
17EntãoDanielfoipara a suacasa, e fezsaber o caso a Hananias, Misael e Azarias, seuscompanheiros;18Paraquepedissemmisericórdia ao Deus do céu, sobreestemistério, a fim de queDaniel e seuscompanheirosnãoperecessem, juntamentecom o restantedossábios de Babilônia.
20FalouDaniel, dizendo: Sejabendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porquedelesão a sabedoria e a força;21 E elemuda os tempos e as estações; eleremove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoriaaossábios e conhecimentoaosentendidos.
23 Ó Deus de meuspais, eu te dougraças e te louvo, porque me destesabedoria e força; e agora me fizestesaber o que te pedimos, porquenosfizestesaberesteassunto do rei.
24PorissoDanielfoitercomArioque, ao qual o reitinhaconstituídoparamatar os sábios de Babilônia; entrou, e disse-lheassim: Nãomates os sábios de Babilônia; introduze-me na presença do rei, e declararei ao rei a interpretação.
25EntãoArioquedepressaintroduziu a Daniel na presença do rei, e disse-lheassim: Achei um homemdentre os cativos de Judá, o qualfarásaber ao rei a interpretação.
27RespondeuDaniel na presença do rei, dizendo: O segredoque o reirequer, nemsábios, nemastrólogos, nemmagos, nemadivinhos o podemdeclarar ao rei;28Mas há um Deus no céu, o qualrevela os mistérios; ele, pois, fezsaber ao reiNabucodonosor o que há de acontecernosúltimosdias; o teusonho e as visões da tuacabeçaquetiveste na tuacamasãoestes:29Estando tu, ó rei, na tuacama, subiram os teuspensamentos, acerca do que há de serdepoisdisto. Aquele, pois, querevela os mistérios te fezsaber o que há de ser.
30 E a mim me foireveladoessemistério, nãoporquehaja em mimmaissabedoriaque em todos os viventes, masparaque a interpretação se fizessesaber ao rei, e paraqueentendesses os pensamentos do teucoração.
31 Tu, ó rei, estavasvendo, e eisaquiumagrandeestátua; estaestátua, queeraimensa, cujoesplendoreraexcelente, e estava em pé diante de ti; e a suaaparênciaeraterrível.
32 A cabeçadaquelaestátuaera de ourofino; o seupeito e os seusbraços de prata; o seuventre e as suascoxas de cobre;33 As pernas de ferro; os seuspés em parte de ferro e em parte de barro.
35Entãofoijuntamenteesmiuçado o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouro, os quais se fizeramcomopraganadaseiras do estio, e o vento os levou, e não se achoulugaralgumparaeles; mas a pedra, queferiu a estátua, se tornougrandemonte, e encheutoda a terra.
38 E ondequerquehabitem os filhos de homens, na tuamãoentregou os animais do campo, e as aves do céu, e fezquereinassesobretodoseles; tu és a cabeça de ouro.
40 E o quartoreinoseráfortecomoferro; pois, como o ferro, esmiúça e quebratudo; como o ferroquequebratodas as coisas, assimeleesmiuçará e fará em pedaços.
41 E, quanto ao quevistedospés e dosdedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, issoserá um reinodividido; contudohaveránelealgumacoisa da firmeza do ferro, poisviste o ferromisturadocombarro de lodo.
43Quanto ao queviste do ferromisturadocombarro de lodo, misturar-se-ão comsementehumana, masnão se ligarão um ao outro, assimcomo o ferronão se misturacom o barro.
44Mas, nosdiasdessesreis, o Deus do céulevantará um reinoquenãoserájamaisdestruído; e estereinonãopassará a outropovo; esmiuçará e consumirátodosessesreinos, maselemesmosubsistiráparasempre,45 Da maneiraquevisteque do montefoicortadaumapedra, semauxílio de mãos, e elaesmiuçou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro; o grandeDeusfezsaber ao rei o que há de serdepoisdisto. Certo é o sonho, e fiel a suainterpretação.
47Respondeu o rei a Daniel, e disse: Certamente o vossoDeus é Deusdosdeuses, e o Senhordosreis e revelador de mistérios, poispudesterevelarestemistério.
48Então o reiengrandeceu a Daniel, e lhedeumuitas e grandesdádivas, e o pôsporgovernador de toda a província de Babilônia, comotambém o fezchefedosgovernadoressobretodos os sábios de Babilônia.
49 E pediuDaniel ao rei, e constituiuelesobre os negócios da província de Babilônia a Sadraque, Mesaque e Abednego; masDanielpermaneceu na porta do rei.
Nenhum comentário ainda.