2Então o reimandouchamar os magos, os adivinhos, os feiticeiros e os astrólogos, paraquelhedissessem os seussonhos; elesvieram e se apresentaramdiante do rei.
5 O reilhesrespondeu: Este é o meudecreto: se não me contardes o sonho e suainterpretação, sereisdespedaçados, e as vossascasas se tornarão um monte de entulho.
6Mas se me revelardes o sonho e suainterpretação, recebereis de mimpresentes, recompensas e grandehonra. Portanto, dizei-me o sonho e suainterpretação.
9 Se não me contardes o sonho, recebereis a mesmasentença, poispreparastespalavrasmentirosas e másparadizer na minhapresença, atéque as coisasmudem. Portanto, contai-me o sonho, paraque eu saibaquesoiscapazes de interpretá-lo.
10 Os astrólogosresponderamdiante do rei: Não há ninguémsobre a terraquepossacumprir a determinação do rei. Nenhumrei, porgrande e poderosoquefosse, jamaisexigiu de um mago, adivinho ou astrólogoalgoparecidocomisso.
17EntãoDanielvoltouparacasa e contou o caso a seuscompanheiros, Hananias, Misael e Azarias,18paraquepedissemmisericórdia ao Deus do céusobreaquelemistério, a fim de queDaniel e seuscompanheirosnãofossemmortosjuntamentecom os outrossábios da Babilônia.
23 Ó Deus de meuspais, a ti dougraças e louvorporque me destesabedoria e força; e agora me revelaste o que te pedimos; poisnosrevelasteesteassunto do rei.
24EntãoDanielfoifalarcomArioque, a quem o reihaviaconstituídoparamatar os sábios da Babilônia. Eleentrou e disse-lhe: Nãomates os sábios da Babilônia; leva-me à presença do rei, e lhedarei a interpretação.
27 E, na presença do rei, Danielrespondeu: O mistérioque o reiexigiu, nemsábios, nemadivinhos, nemmagos, nemprognosticadoreslhepodemrevelar,28mas há um Deus no céuquerevela os mistérios. Elerevelou ao reiNabucodonosor o queaconteceránosúltimosdias. O sonho e as visõesquetivestequandoestavasdeitadosãoestes:29 Ó rei, quandoestavasdeitado, o teupensamento se voltou às coisasfuturas. Aquelequerevela os mistérios te revelou o queacontecerá.
30 E a mimfoireveladoessemistério, nãoporter eu maissabedoriaentre os quevivem, masparaque a interpretaçãofosserevelada ao rei, e paraqueentendesses os pensamentos do teucoração.
32 A cabeça da estátuaera de ourofino; o peito e os braços, de prata; o ventre e o quadril, de bronze;33 as pernas, de ferro; e os pés, em parte de ferro e em parte de barro.
35Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ouroforamdespedaçados e viraram pó, como a palhadaseiras no verão. O vento os levousemdeixarnenhumvestígio; porém a pedraqueferiu a estátua se tornouumagrandemontanha e encheutoda a terra.
37 Ó rei, tu és rei de reis, a quem o Deus do céutemdado o reino, o poder, a força e a glória;38 e em cujamãoeleentregou os homens, ondequerquehabitem, os animais do campo e as aves do céu, e te fezreinarsobretodoseles; tu és a cabeça de ouro.
41Quanto ao quevistedospés e dosdedos, em parte de barro de oleiro, e em parte de ferro, esseserá um reinodividido; mashaveránelealgumacoisa da firmeza do ferro, comoviste o ferromisturadocombarro.
44Mas, durante o reinadodessesreis, o Deus do céulevantará um reinoquenãoserájamaisdestruído. A soberaniadessereinonãopassará a outropovo, maseledestruirá e consumirátodosessesreinos, e subsistiráparasempre.
45Comovistequeumapedrasoltou-se do monte, semauxílio de mãos, e esmigalhou o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro, o grandeDeusrevela ao rei o queacontecerá no futuro. Certo é o sonho, e fiel a suainterpretação.
47 O reirespondeu a Daniel: Verdadeiramente, o vossoDeus é Deusdosdeuses, e o Senhordosreis, e o reveladordosmistérios, poispudesterevelarestemistério.
48Então o reiexaltouDaniel e lhedeumuitospresentesespeciais, e o pôsporgovernador de toda a província da Babilônia, e também o fezchefeprincipal de todos os sábios da Babilônia.
49 A pedido de Daniel, o reinomeouSadraque, Mesaque e Abednegocomosuperintendentesdosnegócios da província da Babilônia; masDanielpermaneceu na cortereal.
Nenhum comentário ainda.