1 No segundoano de seugoverno, o reiNabucodonosortevesonhosquelheperturbaramsobremaneira. Seuespíritoficoutãoaflitoque já nãopodiamaisconciliar o sono.
2Então o reimandouchamarseusmagos, adivinhos, encantadores, feiticeiros, místicos e astrólogosparaquelhedissessemqual o significadodaquelespesadelos. Vieramapressadamente e se apresentaramdiante do rei.
4Então os caldeus e astrólogospassaram a falar em aramaico e lhegarantiram: “Ó rei, viveparasempre! Conta, pois, o sonhoquetivesteaosteusservos, e nós o interpretaremospara ti!”
5Então o reiafirmouaosseusconselheiros e astrólogos: “Esta é minhadecisão: se não me contardes o sonhoquetive e suacorretainterpretação, mandareiquesejaispartidos em pedaços, e as vossascasas se tornarão um monte de entulhoqueimado!
6Entretanto, se me revelardes o sonho e seusignificado, recebereis de mim a melhordasrecompensas, muitospresentes e grandehonra. Sendoassim, agoradizei-me claramentetudoquantosonhei e suacorretainterpretação!”
9Agora, se não me contardes o quesonhei, recebereis a mesmasentença, poispreparastespalavrasfraudulentas, mentirosas e malignasparadizer na minhapresença, na esperança de que o tempo se encarregue de acalmar a situação. Portanto, semdemora, contai-me o quesonhei, a fim de que eu tenhacertezaquesoiscapazes de desvendá-lo corretamente!”
10Então os conselheiros e astrólogosforamcategóricos, afirmando: “Não há nenhumserhumanosobre a terraquetenha o poder de cumprir à riscaestaordem do rei! Aliás, nenhumrei, pormaior e maispoderosoquefosse, jamaisexigiu de um mago, místico ou astrólogoalgoparecidocom o teupedido.
11 O quevossamajestadeexige é difícildemais; tantoqueninguém é capaz de revelarisso ao rei, senãosomente os deuses, e elesnãovivem em carnecomo os mortais!”
13 E assimfoiproclamado um decretorealparaquefossemmortostodos os sábios. E, porisso, Daniel e seusamigosforamprocuradospelosencarregados do rei, paraquetambémfossemexecutados.
17EntãoDanielfoidispensado e voltandoparacasarelatoutudo o queocorreraaosseusamigos, Hananias, Misael e Azarias,18 e lhespediuquesuplicassem ao Deusdoscéusquetivessemisericórdiaacercadessemistério, a fim de queele e seusamigosnãofossemmortosjuntamentecom os outrossábios da Babilônia.
19Então o mistériofoirevelado a Danieldurante a noite, pormeio de umavisão. Daniellouvou o Deusdoscéus, dizendo em aramaico:20 “SejabenditoElah! O nome de Deusparatodo o sempre, porque a sabedoria e a força a Elepertencem!
23 Eu te agradeço e te louvo, ó Elah, Deusdosmeuspais, tu me concedestesabedoria e poder, e me revelaste o que te pedimos, revelaste-nos o preocupantesonho do rei!”
24EntãoDanielfoifalarcomArioque, ao qual o reitinhaconstituídoparamatar os sábios da Babilônia e rogou-lhe: “Nãomates os sábios da Babilônia! Leva-me, pois, à presença do rei, e eu interpretareiparaele o sonhoqueteve!”
25NaquelemesmomomentoArioquelevouDaniel ao rei e relatou: “Encontreientre os exilados de Judá um homemqueesclarecerá ao rei o significado do seusonho!”
27 E, na presença do rei, Danielrespondeu: “O mistérioque o reiexigiuquedevesseserdesvendado, nemsábios, adivinhos, magos, astrólogos ou místicoslhepodemrevelar;28contudo, existe um Deusnoscéuscapaz de revelartodos os mistérios. FoiElah, Deus, quemostrou ao reiNabucodonosor o queaconteceránosúltimosdias. O sonho e as visõesquepassaramportuamentequandoestavasdeitadoforamassim:29 Ó rei, quandoestavasrepousando em tuacama, começastes a meditarsobre o futuro. Então, Aquelequerevela os mistérios te mostroutudoquantoocorreránostemposvindouros.
30 E a mimfoiesclarecidoestemistério, nãoporter eu maissabedoriaentretodos os quevivem na terra, masparaque tu, ó rei, saibas a corretainterpretação e compreendastodos os pensamentosquepassarampeloteucoração.
31 Ó rei, eisque tu olhaste e vistediante de ti umagrandeestátua. E, em tuavisão, estaestátuaeraenorme e impressionante; estava em pé diante de ti, e tinhaumaaparênciaterrível.
32 A cabeça da estátuaerafeita de ouropuro, o peito e o braçoeram de prata, o ventre e os quadriseram de bronze,33 as pernaseram de ferro, e os péseram em parte de ferro e em parte de barro.
35Então o ferro, o barro, o bronze, a prata e o ourovieramabaixo, despedaçados; viraram pó, como o pó que se vê na eira, quando no verão se bate o trigo no terrenoparasepará-lo da palha. E o ventocarregoutodos os destroçossemdeixarvestígio. Entretanto, a pedraqueatingiu a estátuatornou-se umamontanha e encheu a terratoda.
37 Ó rei, tu és rei de reis, a quem o Deus do céutemdado o reino, o poder, a força e a glória;38 e em cujamãoeleentregou os homens de todas as nações, ondequerquehabitem, os animais e as aves do céu, e te fezreinarsobretodoseles; tu és, portanto, a cabeça de ouro!
40 E haverá um quarto e últimoreino, este, fortecomo o ferro, pois o ferrotem o poder de quebrar e esmigalhartudo; e assimcomo o ferrodespedaçatudo, tambémeledestruirá e reduzirá a pedaçostodos os reinos do mundo.
41Comoviste, os pés e os dedoseram em parte de barro e em parte de ferro. Issoquerdizerqueesseserá um reinodividido, masmesmoassimterá um pouco da força do ferro, emboratenhasobservadoferromisturado ao barrolamacento.
43 E, comoviste, o ferroestavamisturado à lama. Issosignificaque se buscarãofazeraliançaspolíticasporintermédio de casamentos, mas a uniãodecorrentedessasalianças e acordosnão se firmará, do mesmomodoque o ferronãoconsegue se misturarcom o barro.
44 No entanto, na época do governodessesreis, Elah, o Deusdoscéus, estabelecerá um novoreinoquenuncaserádestruído e quetambémnãoserádominadopornenhumoutropovo. A soberaniadessereinojamaisserátransferida a nenhumoutropovo. Todavia, essenovoreinodestruirá e exterminarátodosessesoutrosreinos, e subsistiráparatodo o sempre.
45Portanto, esse é o significado da visão da pedraquesoltou de umamontanha, sem o auxilio de mãos, pedraque, mediante um só golpe, fez em pedaços o ferro, o bronze, o barro, a prata e o ouro. Destemodo, Elah, o Deuspoderosomostrou ao rei o queacontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, fazsentido e a interpretação é absolutamentefiel!”
46Assimqueacabou de ouviressarevelação, o reiajoelhou-se e com o rostorente ao chão, reverenciouDaniel, e ordenouquetrouxessemimediatamenteumaoferta de cereais e incenso.
47 Em seguida, o reidirigiu-se a Daniel e declarou: “Verdadeiramente, o vossoDeus é Elah, o Deusdosdeuses, o Senhordosreis, e o revelador de todos os mistérios, poisfostecapaz de interpretar o mistériodestasminhasvisões!”
48Então o reiexaltouDaniel e lhedeumuitos e valiosospresentes, e o designougovernador de toda a província da Babilônia, e também o fezchefeprincipal de todos os sábios da Babilônia.
49Alémdisso, a pedido de Daniel, o reinomeouSadraque, Mesaque e Abede-Negoadministradores da província da Babilônia, enquanto o próprioDanielpermanecia na corte do rei.
Nenhum comentário ainda.