2Chamouseusmagos, encantadores, feiticeiros e astrólogos e exigiuquelhedissessem o queelehaviasonhado. Quando se apresentaram ao rei,3eledisse: “Tive um sonhoquemuito me perturbou e precisosaber o quesignifica”.
5 O rei, porém, disseaosastrólogos: “Estoufalandosério! Se não me disseremqualfoi o sonho e o queelesignifica, vocêsserãodespedaçados, e suascasas, transformadas em montes de escombros!
6Mas, se me disseremqualfoi o sonho e o queelesignifica, lhesdareimuitospresentes, muitasrecompensas e honras. Portanto, digam-me qualfoi o sonho e o queelesignifica!”.
8 O reirespondeu: “Sei o queestãofazendo! Estãotentandoganhartempo, poissabemquefalosérioquandodigo:9 ‘Se não me contaremqualfoi o sonho, estãocondenados!’. Porisso, conspirarampara me dizermentiras, na esperança de quemudarei de ideia. Digam-me, porém, qualfoi o sonho e entãosabereiquepodemexplicar o queelesignifica”.
10 Os astrólogosresponderam ao rei: “Não há ninguém, em todaterra, capaz de dizer ao reiqualfoiseusonho! E nenhumrei, pormaior e maispoderosoquefosse, pediualgoassim a um mago, encantador ou astrólogo!
19Naquelanoite, o segredofoirevelado a Danielnumavisão. EntãoDaniellouvou o Deusdoscéus20 e disse: “Louvadoseja o nome de Deusparatodo o sempre, pois a elepertencem a sabedoria e o poder.
23 Eu te agradeço e te louvo, ó Deus de meusantepassados, pois me destesabedoria e força. Tu me mostraste o que te pedimos; revelaste o que o reiexigiu”.
24EntãoDanielfoifalarcomArioque, a quem o reihaviaordenadoqueexecutasse os sábios da Babilônia. “Nãomate os sábios”, disse. “Leve-me ao rei e eu interpretarei o sonhodele.”
28Mas há um Deusnoscéusquerevelasegredos, e elemostrou ao reiNabucodonosor o queacontecerá no futuro. Agoralhedireiqualfoi o sonho e as visõesque o reiteveenquantoestavadeitado em suacama.
32 A cabeça da estátuaerafeita de ouropuro. O peito e os braçoseram de prata, a barriga e os quadriseram de bronze,33 as pernaseram de ferro, e os pés, umamistura de ferro e barrocozido.
35Toda a estátua se desintegrou em minúsculospedaços de ferro, barro, bronze, prata e ouro. Então o ventolevoutudo, como se fossepalha na eira. Mas a pedraquederrubou a estátua se tornouumagrandemontanhaquecobriutoda a terra.
39 “Quando, porém, seureinochegar ao fim, outroreino, inferior ao seu, se levantará em seulugar. Depoisqueessereinotivercaído, o terceiroreino, representadopelobronze, se levantaráparagovernar o mundo.
40Depoisdelehaverá o quartoreino, fortecomo o ferro. Essereinoesmagará e despedaçarátodos os impériosanteriores, como o ferroesmaga e despedaçatudoqueeleatinge.
41 Os pés e os dedosque o reiviu, umamistura de ferro e barrocozido, mostramqueessereinoserádividido. Comoferromisturadocombarro, eleterá um tanto da força do ferro.
43 A mistura de ferro e barrotambémmostraqueessesreinostentarão se fortalecer ao formaraliançasentre si pormeio de casamentos. Contudo, nãopermanecerãounidos, da mesmaformaque o ferronão se une ao barro.
44 “Enquantoessesreisestiverem no poder, o Deusdoscéusestabelecerá um reinoquejamaisserádestruído ou conquistado. Reduzirá os outrosreinos a nada e permaneceráparasempre.
45Esse é o significado da pedracortada da montanha, masnãopormãoshumanas, quedespedaçou a estátua de ferro, bronze, barro, prata e ouro. O grandeDeusestámostrando ao rei o queacontecerá no futuro. O sonho é verdadeiro, e seusignificado é certo”.
47 O reilhedisse: “Verdadeiramente, seuDeus é o maior de todos os deuses, Senhordosreis e revelador de mistérios, poisvocêconseguiurevelaressesegredo”.
48 O reicolocouDaniel em um cargoelevado e lhedeumuitospresentesvaliosos. Nomeou-o governador de toda a província da Babilônia e chefe de todos os sábios.
49 A pedido de Daniel, nomeouSadraque, Mesaque e Abede-Negoparacuidarem de todos os negócios da província da Babilônia, enquantoDanielpermaneceu na corte do rei.
Nenhum comentário ainda.