3Resolvi no íntimoentregar o corpoaosefeitos do vinho e deixar-me levarpelainsensatez, semdeixar de me guiarpelasabedoria. Eu queriasaber o quevale a penafazerdebaixo do céu, nospoucosdias da vidahumana.
10Não me negueinadaque os meusolhosdesejaram, nemprivei o coração de alegriaalguma, pois me alegrei em todo o meutrabalho, e foiessa a minharecompensaportodo o meuesforço.
11Mas, quandopensei em tudoque as minhasmãoshaviamfeito e em todo o esforçoqueempenhei no querealizei, percebiquetudoerailusão; tudofoicomoperseguir o vento. Não há nenhumproveito em tudoque se fazdebaixo do sol.
19 E quemsabe se eleserásábio ou tolo? No entanto, ele se apoderará de tudo o quefizcomtantoesforço e de tudo o querealizeicom a minhasabedoriadebaixo do sol. Issotambém é absurdo!
21Porque o homemfazseutrabalhocomsabedoria, conhecimento e habilidade, masdepoisterá de deixartodo o fruto do seutrabalhocomoherançaparaoutroquenãotrabalhouporaquilo. Issotambém é absurdo e umagrandeinjustiça.
26PorqueDeus dá sabedoria, conhecimento e felicidade ao homemquelheagrada. Mas ao pecadorele dá o trabalho de ajuntar e armazenarriquezasparaentregá-las a quemagrada a Deus. Issotambém é ilusão e perseguir o vento!
Nenhum comentário ainda.