2Certodia, Rute, a moabita, disse a Noemi: “Talvez eu possa ir colherespigasquesobram, no campo de algumapessoabondosa”. Noemirespondeu: “Estábem, minhafilha. Pode ir”.
7 “Hoje de manhãela me pediuque a deixasseapanhar as espigasque os trabalhadoresdeixamcair e nãoparou de trabalhar, a nãoserpara um pequenodescansoali no abrigo”.
8BoazfoiatéondeRuteestava e lhedisse: “Olhe, minhafilha, fiqueaquiparacolherconosco; não vá colher em outralavoura. Fiqueaqui e siga as mulheresquetrabalhamparamim.
9Fiqueatentaonde os homensestãoceifando, e vá atrásdasmoças. Eu já deiordemaosmeusempregadosparanãoaborreceremvocê. Quandotiversede, venha e bebadasvasilhasque os servosencheram”.
10Entãoelainclinou-se e, prostrada, com o rosto no chão, perguntou a Boaz: “Porque o senhor é tãobomparamim? O senhordevesaberque eu souapenasumaestrangeira”.
11 “Sim, eu sei”, respondeuBoaz, “e tambémouvifalar de todo o amor e bondadequevocêdemonstrou à suasogra, desde a morte do seumaridoMalom; comovocêdeixou o seupai, suamãe, e a terra em quevocênasceu, paravivercom um povoquevocênãoconhecia.
14 Na hora da refeição, BoazchamouRute e disse: “Venha, comaconosco, e pegue do pão e molhe-o no vinho”. Assim, elasentou-se juntoaostrabalhadores, e Boazlhedeugrãostostados, muitomais do queelapodiacomer.
15Quandoelavoltou ao trabalhoparacolherespigas, Boazordenouaosseusempregados: “DeixemRutecolher à vontade, semincomodá-la, mesmoqueelacolhaentre os feixes!
19 A sograperguntou: “Ondefoiquevocêcolheuhoje? Ondetrabalhou? QueDeusabençoeaquelequefoitãobomcomvocê!” EntãoRutecontou à suasogratudo o quetinhaacontecido e disse: O nome do dono do campo em quetrabalheihoje é Boaz”.
20 “Que o SENHOR o abençoe! O SENHORcontinua a serbondosoparaconoscocomotambémfoipara os nossosmaridos!”, exclamouNoemiemocionada. E acrescentou: “Sabe, essehomem, Boaz, é um de nossosparentesmaischegados, um dosnossosresgatadores”.
22 “Masisso é maravilhoso!”, exclamouNoemi. “Faça o queeledisse. Fiquejuntocom as empregadasdeledurantetoda a colheita; lá vocêestarámuitomaisseguraque em qualqueroutrocampoondepoderiammolestá-la!”
23Rutefez o queNoemisugeriu, e ficoucom as servas de Boazcolhendo as espigas, até o fim da colheita de cevada e de trigo. E duranteessetempo, ficoumorandocom a suasogra.
Nenhum comentário ainda.