2Envioumensageiros à cidadeparadizer a Acabe, rei de Israel: AssimdizBen-Hadade:3 A tuaprata e o teuourosãomeus; e também o melhordentretuasmulheres e teusfilhos.
5 Os mensageirosvoltaram e disseram: AssimfalaBen-Hadade: Enviei-te, na verdade, mensageirosquedissessem: Tu deverás me entregar a tuaprata e o teuouro, as tuasmulheres e os teusfilhos;6Masamanhã, a estahora, te enviarei os meusservos. Elesvasculharão a tuacasa e as casasdosteusservos, pegarão e levarãotudo o quetiveres de precioso.
7Então, o rei de Israelchamoutodos os anciãos da terra e disse: Vedecomoessehomemprocura o mal; poismandoupedir-me as minhasmulheres, os meusfilhos, a minhaprata e o meuouro, e eu não os neguei.
9Então, eledisseaosmensageiros de Ben-Hadade: Dizei ao rei, meusenhor: Fareitudo o quemandastepedir a teuservo de início, masistonãopossofazer. Os mensageirosvoltaram e lhelevaram a resposta.
12Quandoouviuessapalavra, eleestavabebendocom os reisnastendas, e disseaosseusservos: Preparai-vospara a batalha. E eles se prepararamparaatacar a cidade.
13 Um profetaveio a Acabe, rei de Israel, e lhedisse: Assimdiz o SENHOR: Vistetodaestagrandemultidão, mashoje eu a entregareinastuasmãos e saberásque eu sou o SENHOR.
14Acabeperguntou: Pormeio de quem? Elerespondeu: Assimdiz o SENHOR: Pelosjovensguerreirosdoschefesdasprovíncias. Acabeperguntouainda: Quemcomeçará a luta? Elerespondeu: Tu.
15Então, contou os jovensguerreirosdoschefesdasprovíncias, e eramduzentos e trinta e dois; e depoisdelescontoutodo o povo, a saber, todos os israelitas, e eramsetemil.
20Elesmataramcada um o seuadversário. Então, os síriosfugiram e Israel os perseguiu. MasBen-Hadade, rei da Síria, escapou a cavalo, comalgunscavaleiros.
22Então, o profetachegou-se ao rei de Israel e lhedisse: Vai, fortalece-te; atentabempara o quefarás; porquedepois de um ano, o rei da Síria te atacará.
23 Os servos do rei da Síriadisseram-lhe: Seusdeusessãodeusesdosmontes, porissoelesforammaisfortes do quenós; maslutemoscomeles na planície e certamenteseremosvitoriosos.
24Faze o seguinte: tiracada um dosreis do seulugar e substitui-os porcapitães;25arregimentaoutroexército, igual ao exércitoqueperdeste, cavaloporcavalo e carroporcarro. Lutemoscontraeles na planície; e porcertoseremosvitoriosos. Eleatendeu ao pedidodeles e assimfez.
27Também os israelitasforamarregimentados e, providos de mantimentos, marcharamcontraeles. E os israelitasacamparamdefrontedeles, comodoispequenosrebanhos de cabras; mas os síriosenchiam a terra.
28Nisso, chegou o homem de Deus e disse ao rei de Israel: Assimdiz o SENHOR: Porque os síriosdisseram: O SENHOR é Deusdosmontes, e nãoDeusdosvales, entregareinastuasmãostodaestagrandemultidão, e saberásque eu sou o SENHOR.
29Assim, elesestiveramacampadossetedias, unsdefrontedosoutros. No sétimodia a batalhacomeçou, e num só dia os israelitasmataramcemmilhomens da infantariadossírios.
30 O restantefugiuparaAfeque e entrou na cidade; e o murocaiusobrevinte e setemilhomensquerestavam. Ben-Hadadetambémfugiupara a cidade, porém se refugiou, oranumesconderijo, ora em outro.
31 Os seusservosdisseram: Temosouvidodizerque os reis da casa de Israelsãomisericordiosos. Vamos ao rei de Israelvestindopanos de saco e cordas no pescoço; talvezele te poupe a vida.
32Então, vestirampanos de saco e cordas no pescoço e, indoencontrar-se com o rei de Israel, disseram-lhe: O teuservoBen-Hadademandadizer: Deixa-me viver, suplico-te. EntãoAcaberespondeu: Eleaindavive? É meuirmão.
33Aqueleshomensentenderamissocomo um bomsinal e se valeramlogodessapalavra e disseram: Sim, Ben-Hadade, teuirmão! Elelhesrespondeu: Ide, trazei-o a mim. VeioBen-Hadade à presença de Acabe; e este o fezsubir ao carro.
34Então, Ben-Hadadelhedisse: Eu te restituirei as cidadesquemeupaitomou de teupai; e faráspara ti praças em Damasco, comomeupai as fez em Samaria. E eu, respondeuAcabe, comestaaliança te deixarei ir. E fezcomelealiança e o deixou ir.
36Entãoelelhedisse: Porquenãoobedeceste à voz do SENHOR, quando tu te apartares de mim, um leão te matará. E, logoque se apartoudele, um leão o encontrou e o matou.
39Quando o reipassava, elegritou: Teuservoestava em plenabatalhaquando um homemvoltou e me trouxe um outro, pedindo: Vigiaestehomem. Se eleescapar, tuavidaresponderápeladele, ou entãopagarás um talento de prata.
40Enquanto o teuservoestavaocupado de uma e de outraparte, o homemdesapareceu. Então, o rei de Israellherespondeu: Esta é a tuasentença; tu mesmo a pronunciaste.
42Eledisse ao rei: Assimdiz o SENHOR: Porquedeixasteescapar da mão o homemque eu haviapostoparadestruição, tuavidaresponderápeladele, e o teupovopeloseupovo.
Nenhum comentário ainda.