2Eleenvioumensageiros à cidade, a Acabe, o rei de Israel, quelhedisseram: “Isto é o quedizBen-Hadade:3 ‘A suaprata e o seuourosãomeus, e o melhor de suasmulheres e filhostambém’ ”.
7 O rei de Israelconvocoutodas as autoridades de Israel e lhesdisse: “Vejamcomoessehomemestáquerendo a nossadesgraça! Quandomandoutomar as minhasmulheres e os meusfilhos, a minhaprata e o meuouro, eu nãolheneguei!”
9 E elerespondeuaosmensageiros de Ben-Hadade: “Digam ao rei, meusenhor: ‘Teuservofarátudo o queexigiste na primeiravez, masnãopossoatender a estaexigência’ ”. E eleslevaram a resposta a Ben-Hadade.
10EntãoBen-Hadademandouestaoutramensagem a Acabe: “Que os deuses me castiguemcomtodo o rigor, casofique em Samaria pó suficienteparadar um punhado a cada um dosmeushomens”.
12Ben-Hadaderecebeuessamensagemquandoele e os reisestavambebendo em suastendas , e ordenouaosseushomens: “Preparem-se paraatacar a cidade”. E eleslheobedeceram.
13Nessaocasião, um profetafoiatéAcabe, rei de Israel, e anunciou: “Assimdiz o SENHOR: ‘Vê esteexércitoenorme? Hoje eu o entregareinassuasmãos, e entãovocêsaberáque eu sou o SENHOR’ ”.
14 “Masquemfaráisso?”, perguntouAcabe. O profetarespondeu: “Assimdiz o SENHOR: ‘Os jovenssoldadosdoslíderesdasprovíncias o farão’ ”. “E quemcomeçará a batalha?”, perguntou. O profetarespondeu: “Você”.
15EntãoAcabeconvocou os jovenssoldadosdoslíderesdasprovíncias, duzentos e trinta e doishomens. Em seguidareuniu o restantedosisraelitas, setemil ao todo.
19 Os jovenssoldadosdoslíderesdasprovínciasmarcharamparafora da cidade, com o exército na retaguarda,20 e cada um matou o seuadversário. Diantedisso, os arameusfugiram, perseguidospelosisraelitas. MasBen-Hadade, rei da Síria, escapou a cavalocomalguns de seuscavaleiros.
22Depoisdisso, o profetafoi ao rei de Israel e disse: “Fortaleça a suaposição e veja o quedeveserfeito, pois na próximaprimavera o rei da Síria o atacará de novo”.
23Enquantoisso, os conselheiros do rei da Sírialhediziam: “Os deusesdelessãodeusesdasmontanhas. É porissoqueelesforamfortesdemaisparanós. Mas, se os combatermosnasplanícies, comcertezaseremosmaisfortes do queeles.
25Tambémdevesorganizar um exércitocomo o queperdeste, cavaloporcavalo e carroporcarro, paraquepossamoscombaterIsraelnasplanícies. Então é certoque os venceremos”. Eleconcordoucomeles e fezcomofoiaconselhado.
27 Os israelitasforamconvocados e, tendorecebidoprovisões, saíramparaenfrentar os arameus. Os israelitasacamparam no ladoopostocomodoispequenosrebanhos de cabras, enquanto os arameuscobriamtodo o campo.
28 O homem de Deusfoi ao rei de Israel e lhedisse: “Assimdiz o SENHOR: ‘Como os arameuspensamque o SENHOR é um deusdasmontanhas e não um deusdosvales, eu entregareiesseexércitoenormenassuasmãos, e vocêssaberãoque eu sou o SENHOR’ ”.
29Durantesetediasestiveramacampados em frente um do outro, e no sétimodiaentraram em combate. Num só dia os israelitasmataramcemmilsoldados de infantariaarameus.
30 O restantedelesescapoupara a cidade de Afeque, onde o murocaiusobrevinte e setemildeles. Ben-Hadadetambémfugiupara a cidade e se escondeu, oranumacasaoranoutra.
31Seusoficiaislhedisseram: “Soubemosque os reis do povo de Israelsãomisericordiosos. Nósvamosaté o rei de Israelvestidoscompanos de saco e comcordas no pescoço. Talvezelepoupe a tuavida”.
32Vestindopanos de saco e tendocordasenvolvendo o pescoço, foram ao rei de Israel e disseram: “TeuservoBen-Hadadediz: ‘Rogo-te que me deixesviver’ ”. O reirespondeu: “Eleaindaestávivo? Ele é meuirmão!”
33 Os homensinterpretaramissocomo um bomsinal e de imediatoaproveitaram o queeletinhadito. “Issomesmo, teuirmãoBen-Hadade!”, disseram. “Tragam-no aqui”, disse o rei. QuandoBen-Hadadechegou, Acabe o fezsubir no seucarro.
34 “Devolverei as cidadesque o meupaitomou do teupai”, ofereceuBen-Hadade. “Tu poderásestabelecer os teusprópriosmercados em Damasco, comofezmeupai em Samaria.” Acabedisse: “Mediante um tratado, libertareivocê”. Entãofizeram um tratado, e Acabe o deixou ir.
39Quando o rei ia passando, o profetagritouparaele: “Em plenocombateteuservoentrou, e alguémveio a mimcom um prisioneiro e me disse: ‘Vigieestehomem. Se eleescapar, será a suavidapeladele, ou vocêdeverápagartrinta e cincoquilos de prata’.
42Eledisse ao rei: “Assimdiz o SENHOR: ‘Vocêlibertou um homemque eu haviadecididoquedeviamorrer. Porisso, é a suavidapelavidadele, o seupovopelopovodele’ ”.
Nenhum comentário ainda.