1Ben-Hadade, rei da Síria, ajuntoutodo o seuexército; e haviacomeletrinta e doisreis, e cavalos, e carros. Subindo, sitiou a Samaria e pelejoucontraela.
2Envioumensageiros a Acabe, rei de Israel, na cidade, e disse-lhe: AssimdizBen-Hadade:3 A tuaprata e o teuouro é meu; também o melhor de tuasmulheres e filhos é meu.
5Voltaram os mensageiros e disseram: AssimdizBen-Hadade: Enviei-te, na verdade, mensageirosquedissessem: Tu me hás de entregar a tuaprata, e o teuouro, e tuasmulheres, e teusfilhos.
6Amanhã a estashoras, te enviarei os meusservos, queesquadrinharão a tuacasa e as casasdosteusservos; meterão as mãos em tudo o quetens de precioso e o levarão.
7 O rei de Israelchamoutodos os anciãos da terra e disse-lhes: Notai e vedecomoestehomemprocura o mal; pois me mandoupedirminhasmulheres, meusfilhos, a minhaprata e o meuouro; e nãolhosneguei a ele.
9Peloquedisseaosmensageiros de Ben-Hadade: Dizei ao rei, meusenhor: Fareitudo o quemandastepedir no princípio ao teuservo; masessacoisanão a possofazer. Foram-se os mensageiros, e referiram-lhe a resposta.
10Ben-Hadadetornou a enviar-lhemensageiros e disse-lhe: Assim me façam os deuses e aindamais, se o pó de Samariabastarparaencher as mãos de todo o povoque me segue.
12QuandoBen-Hadadeouviuessaresposta, estandobebendocom os reisnastendas, disseaosseusservos: Ponde-vos de prontidão. Puseram-se de prontidãocontra a cidade.
13Eisque um profeta, chegando-se a Acabe, rei de Israel, lhedisse: AssimdizJeová: Vêstodaestagrandemultidão? Pois, hoje, a entregareinastuasmãos, e saberásque eu souJeová.
15Então, fezrevistadosservosdospríncipesdasprovíncias, e eramduzentos e trinta e dois; depoisdeles, fezrevista de todo o povo, a saber, dosfilhos de Israel, e eramsetemil.
22Então, o profeta se chegou ao rei de Israel e lhedisse: Vai, fortifica-te, considera e vê o quefazes, porque, daqui a um ano, subirá o rei da Síriacontra ti.
23 Os servos do rei da Síriadisseram-lhe: O seudeus é deus de montes; porisso, erammaisfortes do quenós; maspelejemoscontraeles em planície e, comcerteza, seremosmaisfortes do queeles.
24Fazeisto: tira os reis, cada um do seulugar, e substitui-os porcapitães,25 e forma um exércitoigual em número ao queperdeste, cavaloporcavalo e carroporcarro. Pelejaremoscontraeles em planície e, comcerteza, seremosmaisfortes do queeles. Eledeuouvidos ao quedisseram e assim o fez.
27Tambémdosfilhos de Israel se fezrevista, e foramprovidos de víveres e marcharamcontraeles. Os filhos de Israelacamparam-se em frentedeles, comodoispequenosrebanhos de cabritos; os siros, porém, enchiam a terra.
28Chegou um homem de Deus e disse ao rei de Israel: AssimdizJeová: Porque os Sirosdisseram: Jeová é deus de montes e não é deus de vales, portanto, entregareitodaestagrandemultidãonastuasmãos, e sabereisque eu souJeová.
29Estiveramacampadossetediasuns em frente de outros. Ao sétimodia, deu-se batalha, e os filhos de Israel, numdia, mataramdossiroscerca de cemmilhomens de pé.
30 Os restantes, porém, fugiramparaAfeca e entraram na cidade; e caiu o murosobrevinte e setemilhomensquerestavam. Ben-Hadadefugiu, entrou na cidade e meteu-se numacâmarainterior.
31Disseram-lhe os servos: Eisquetemosouvidodizerque os reis da casa de Israelsãoclementes; ponhamos, pois, sacossobre os lombos e cordas à rodadascabeças e saiamos a tercom o rei de Israel; talvezele te salve a vida.
32Cingiram-se de sacospeloslombos, puseramcordas à rodadascabeças e, indotercom o rei de Israel, disseram: Diz o teuservoBen-Hadade: Concede-me a vida. O rei de Israeldisse: Viveeleainda? Ele é meuirmão.
33Ora, os homensobservavamatenciosamente, e logo se apoderaram da expressãoquetinhausado, e disseram: TeuirmãoBen-Hadade! Eledisse: Ide, trazei-mo. Ben-Hadadesaiu a tercomele; e ele o fezsubir ao carro.
34Ben-Hadadedisse-lhe: Restituirei a ti as cidadesquemeupaitomou a teupai; e faráspara ti ruas em Damasco, comomeupai as fez em Samaria. Eu, disseAcabe, feitaestaaliança, te deixarei ir. Fez a aliançacomele e o deixou ir.
36Elelhedisse: Porquantonãoobedeceste a voz de Jeová, eisque, em te apartando de mim, te matará um leão. Logoquedele se apartara, um leão o encontrou e matou.
39 Ao passar o rei, gritou e disse: O teuservoestava no meio da peleja; eis um homem, voltando-se, me trouxeoutrohomem e disse: Guarda-me estehomem; se elevier de qualquermaneira a faltar, a tuavidaresponderápelavidadele ou senãopagarás um talento de prata.
40Estando o teuservoocupado na peleja de uma e outraparte, eledesapareceu. Respondeu-lhe o rei de Israel: Estaserá a tuasentença; tu mesmo a pronunciaste.
42Elelhedisse: AssimdizJeová: Porquantodeixasteescapar da tuamão o homemque eu haviavotado à destruição, portanto, a tuavidaresponderápelavidadele, e o teupovo, pelopovodele.
Nenhum comentário ainda.