1Então, fugiuDavi de Naiote, em Ramá, e veio, e disseperanteJônatas: Quefiz eu? Qual é o meucrime? E qual é o meupecadodiante de teupai, queprocuratirar-me a vida?
2 E elelhedisse: Talnãoseja; nãomorrerás. Eisquemeupainãofazcoisanenhumagrande, nempequena, semprimeiro me darparte; porque, pois, meupai me encobririaestenegócio? Não é assim.
3Então, Davitornou a jurar e disse: Muibemsabeteupaiqueacheigraça a teusolhos; peloquedisse: NãosaibaissoJônatas, paraque se nãomagoe; e, na verdade, vive o SENHOR, e vive a tuaalma, queapenas há um passoentremim e a morte.
5DisseDavi a Jônatas: Eisqueamanhã é a luanova, em quecostumoassentar-me com o reiparacomer; deixa-me tu ir, porém, e esconder-me-ei no campo, até à terceiratarde.
6 Se teupainotar a minhaausência, dirás: Davi me pediumuitoque o deixasse ir correndo a Belém, suacidade; porquanto se faz lá o sacrifícioanualparatoda a linhagem.
8Usa, pois, de misericórdiacom o teuservo, porquefizeste a teuservoentrarcontigo em aliança do SENHOR; se, porém, há em mimcrime, mata-me tu mesmo; porque me levarias a teupai?
9Então, disseJônatas: Longe de ti talcoisa; porém, se dalgumamaneirasoubesseque já estemalestáinteiramentedeterminadopormeupai, paraqueviessesobre ti, não to descobriria eu?
12 E disseJônatas a Davi: O SENHOR, Deus de Israel, sejatestemunha. Sondando eu a meupaiamanhã a estashoras ou depois de amanhã, e eisquehouvercoisafavorávelparaDavi, e eu, então, nãoenviar a ti e não to fizersaber,13 o SENHORfaçaassimcomJônatasoutrotanto; mas, se aprouver a meupaifazer-te mal, também to fareisaber e te deixareipartir, e irás em paz; e o SENHORsejacontigo, assimcomofoicommeupai.
21 E eisquemandarei o moço, dizendo: Anda, busca as flechas; se eu expressamentedisser ao moço: Olhaque as flechasestãopara cá de ti, toma-o contigo; vem, porque há pazpara ti, e não há nada, vive o SENHOR.
25 E, assentando-se o rei no seuassento, como as outrasvezes, no lugarjunto à parede, Jônatas se levantou, e assentou-se Abner ao lado de Saul; e o lugar de Daviapareceuvazio.
27Sucedeutambém ao outrodia, o segundo da luanova, que o lugar de Daviapareceuvazio; disse, pois, Saul a Jônatas, seufilho: Porquenãoveio o filho de Jessé, nemontemnemhoje, a comerpão?
28 E respondeuJônatas a Saul: Davi me pediuencarecidamenteque o deixasse ir a Belém,29dizendo: Peço-te que me deixes ir, porquanto a nossalinhagemtem um sacrifício na cidade, e meuirmãomesmo me mandou ir. Se, pois, agoratenhoachadograça a teusolhos, peço-te que me deixespartir, paraquevejameusirmãos. Porisso, nãoveio à mesa do rei.
30Então, se acendeu a ira de SaulcontraJônatas, e disse-lhe: Filho da perversa em rebeldia; nãosei eu quetenselegido o filho de Jessé, paravergonhatua e paravergonha da nudez de tuamãe?
31Porquetodos os diasque o filho de Jesséviversobre a terranem tu serásfirme, nem o teureino; peloqueenvia e traze-mo nestahora, porque é digno de morte.
34PeloqueJônatas, todoencolerizado, se levantou da mesa e, no segundodia da luanova, nãocomeupão; porque se magoavaporcausa de Davi, poisseupai o tinhamaltratado.
41 E, indo-se o moço, levantou-se Davi da banda do sul, e lançou-se sobre o seurosto em terra, e inclinou-se trêsvezes; e beijaram-se um ao outro e choraramjuntos, atéqueDavichoroumuitomais.
42 E disseJônatas a Davi: Vai-te em paz, porquenóstemosjuradoambos em nome do SENHOR, dizendo: O SENHORsejaperpetuamenteentremim e ti e entreminhasemente e a tuasemente.
Nenhum comentário ainda.