1EntãofugiuDavi de Naiote, em Ramá, veiotercomJônatas e lhedisse: Quefiz eu? qual é a minha iniqüidade? e qual é o meupecadodiante de teupai, paraqueprocuretirar-me a vida?
2 E elelhedisse: Longedisso! nãohás de morrer. Meupainãofazcoisaalguma, nemgrandenempequena, semqueprimeiro ma participe; porque, pois, meupai me encobririaestenegócio? Não é verdade.
3Respondeu-lheDavi, comjuramento: Teupaibemsabequeacheigraçaaosteusolhos; peloquedisse: NãosaibaistoJônatas, paraquenão se magoe. Mas, na verdade, comovive o Senhor, e comovive a tuaalma, há apenas um passoentremim e a morte.
5RespondeuDavi a Jônatas: Eisqueamanhã é a luanova, e eu deveriasentar-me com o reiparacomer; porémdeixa-me ir, e esconder-me-ei no campoaté a tarde do terceirodia.
6 Se teupainotar a minhaausência, dirás: Davi me pediumuitoque o deixasse ir correndo a Belém, suacidade, porquanto se faz lá o sacrifícioanualparatoda a parentela.
8Usa, pois, de misericórdiaparacom o teuservo, porque o fizesteentrarcontigo em aliança do Senhor; se, porém, há culpa em mim, mata-me tu mesmo; porque me levarias a teupai?
12 E disseJônatas a Davi: O Senhor, Deus de Israel, sejatestemunha! Sondando eu a meupaiamanhã a estashoras, ou depois de amanhã, se houvercoisafavorávelparaDavi, eu nãoenviarei a ti e não to fareisaber?
13 O Senhorfaçaassim a Jônatas, e outrotanto, se, querendomeupaifazer-te mal, eu não te fizersaber, e não te deixarpartir, paraires em paz; e o Senhorsejacontigo, assimcomofoicommeupai.
14 E nãosomenteusarásparacomigo, enquantoviver, da benevolência do Senhor, paraquenãomorra,15comotambémnãocortarásnunca da minhacasa a tuabenevolência, nemaindaquando o Senhortiverdesarraigado da terra a cada um dosinimigos de Davi.
21Entãomandarei o moço, dizendo: Anda, busca as flechas. Se eu expressamentedisser ao moço: Olhaque as flechasestãopara cá de ti, apanha-as; entãovem, porque, comovive o Senhor, há pazpara ti, e não há nada a temer.
25 E, sentando-se o rei, como de costume, no seuassentojunto à parede, Jônatassentou-se defrontedele, e Abnersentou-se ao lado de Saul; e o lugar de Davificouvazio.
27Sucedeutambém no diaseguinte, o segundo da luanova, que o lugar de Davificouvazio. Perguntou, pois, Saul a Jônatas, seufilho: Porque o filho de Jessénãoveiocomernemontemnemhoje?
28RespondeuJônatas a Saul: Davipediu-me encarecidamentelicençapara ir a Belém,29dizendo: Peço-te que me deixes ir, porquanto a nossaparentelatem um sacrifício na cidade, e meuirmãoordenouque eu fosse; se, pois, agoratenhoachadograçaaosteusolhos, peço-te que me deixes ir, paraver a meusirmãos. Porissonãoveio à mesa do rei.
30Então se acendeu a ira de SaulcontraJônatas, e elelhedisse: Filho da perversa e rebelde! Nãosei eu quetensescolhido a filho de Jesséparavergonhatua, e paravergonha de tuamãe?
31Poisportodo o tempo em que o filho de Jesséviversobre a terra, nem tu estarásseguro, nem o teureino; peloqueenviaagora, e traze-mo, porqueele há de morrer.
34PeloqueJônatas, todoencolerizado, se levantou da mesa, e no segundodia do mêsnãocomeu; pois se magoavaporcausa de Davi, porqueseupai o tinhaultrajado.
41Logoque o moço se foi, levantou-se Davi da banda do sul, e lançou-se sobre o seurosto em terra, e inclinou-se trêsvezes; e beijaram-se um ao outro, e choraramambos, masDavichoroumuitomais.
42 E disseJônatas a Davi: Vai-te em paz, porquantonóstemosjuradoambos em nome do Senhor, dizendo: O Senhorsejaentremim e ti, e entre a minhadescendência e a tuadescendênciaperpetuamente. [20:43] EntãoDavi se levantou e partiu; e Jônatasentrou na cidade.
Nenhum comentário ainda.