1EntãoDavifugiu da casadosprofetas, em Ramá, foiaté o lugarondeJônatasestava e disse: — O quefoique eu fiz? Qualfoi o meucrime? Quemalfiz eu ao seupai, paraelequerer me matar?
2Jônatasrespondeu: — QueDeusnãopermitaquevocêmorra! O meupai me contatudo o quefaz, sejaimportante ou não. Elenãoesconderiaisso de mim. Issonão é bemassim!
3MasDavirespondeu: — O seupaisabemuitobem o quantovocêgosta de mim. Porisso, resolveunãodeixarquevocêfiquesabendodosplanosdele, paravocênãosofrermuito. Eu juropelasuavida e pelavida de Deus, o SENHOR, queestoubemperto da morte!
5Davirespondeu: — Amanhã é a Festa da LuaNova, e eu deveria ir semfalta ao jantar do rei. Mas, se vocêdeixar, eu irei me esconder no campoatédepois de amanhã à noite.
6 Se o seupainotarque eu nãoestou à mesa, digaque eu pedi a vocêpara me deixar ir comurgência a Belém, poisestá na época de toda a minhafamíliaoferecer lá o sacrifícioanual.
11Jônatasrespondeu: — Venhacomigo, vamosaté o campo. Elesforam,12 e Jônatasdisse a Davi: — Que o SENHOR, o Deus de Israel, sejanossatestemunha. Amanhã e depois de amanhã, a estahora, eu voufazeralgumasperguntas ao meupai. Se a intençãodeleparacomvocêforboa, eu lhemandareidizer.
13Mas, se eletiver a intenção de fazeralgumacoisacontravocê, que o SENHORDeus me mate se eu nãoenviarumamensagem a você e nãodeixá-lo ir emborasão e salvo! Que o SENHORestejacomvocê, assimcomoestevecom o meupai!
14 E agora, se eu continuarvivo, cumpra a suapromessasagrada e sejafiel a mim. Mas, se eu morrer,15tratesempre a minhafamíliacombondade. E, quando o SENHORdestruircompletamentetodos os nossosinimigos,16quenósnãoquebremos a promessaquefizemos um ao outro. Se você a quebrar, Deus o castigará.
21 Aí direi ao meuempregadopara ir buscá-las. Se eu disser a ele: “Olhe, as flechasestãopara cá de você, pegue-as” — issoquerdizerquetudoestábem, e vocêpodesair. Eu juroporDeus, o SENHOR, quenessecasovocênãoestará em perigo.
24EntãoDavi se escondeu no campo. O reiSaulchegoupara a Festa da LuaNova25 e sentou-se paracomer no lugar de costume, perto da parede. Abnersentou-se ao lado de Saul, e Jônatas, na suafrente. Mas o lugar de Davificouvazio.
27 No diaseguinte, o segundodia da Festa da LuaNova, o lugar de Davicontinuavadesocupado. Aí Saulperguntou a Jônatas: — PorqueDavinãoveiocomernemontemnemhoje?
29Ele me disse: “Deixe-me ir a Belémporque a minhafamíliaestá lá fazendo a festa do sacrifício, e o meuirmãomandouque eu tambémfosse. Se você é meuamigo, deixeque eu vá ver os meusparentes.” E Jônatascontinuou: — É porissoqueelenãoestá no seulugar, à mesa.
30EntãoSaulficoumuitozangadocomJônatas e disse: — Seufilho de umamulher à toa! Agora eu seiquevocêpassoupara o lado de Davi, trazendodesonraparavocê e para a suamãe!
35 Na manhãseguinteelefoi ao campo a fim de encontrarDavi, comotinhamcombinado. Levouconsigo um rapazinho36 e disse: — Corra e vá buscar as flechasque eu atirar. O rapazcorreu, e Jônatasatirouumaflechaquepassoualémdele.
38Nãofique aí parado! Andelogo! O rapazpegou as flechas e voltouparaperto do seupatrão,39nãosabendo o quequeriadizertudoaquilo — somenteJônatas e Davisabiam.
41Depoisque o rapazfoiembora, Davisaiu de trás do monte de pedras, jogou-se no chão e encostou o rosto na terratrêsvezes. Entãoeles se beijaramchorando. E a tristeza de Davieramaior do que a de Jônatas.
42 Aí Jônatasdisse a Davi: — Deusestejacomvocê! O SENHORDeusfarácomquevocê, e eu, e os seusdescendentes, e os meuscumpramossempre a promessasagradaquenósfizemos um ao outro. EntãoDavipartiu, e Jônatasvoltoupara a cidade.
Nenhum comentário ainda.