8 Se elanãoagradar ao seusenhor, que se comprometeu a desposá-la, eleterá de permitir-lhe o resgate; nãopoderávendê-la a um povoestranho, poisseráissodeslealdadeparacomela.
18 Se doisbrigarem, ferindo um ao outrocompedra ou com o punho, e o feridonãomorrer, mascair de cama;19 se eletornar a levantar-se e andarfora, apoiado ao seubordão, então, seráabsolvidoaqueleque o feriu; somentelhepagará o tempoqueperdeu e o farácurar-se totalmente.
20 Se alguémferircombordão o seuescravo ou a suaescrava, e o feridomorrerdebaixo da suamão, serápunido;21porém, se elesobreviverpor um ou doisdias, nãoserápunido, porque é dinheiroseu.
22 Se homensbrigarem, e feriremmulhergrávida, e foremcausa de queaborte, porémsemmaiordano, aquelequeferiuseráobrigado a indenizarsegundo o quelheexigir o marido da mulher; e pagarácomo os juízeslhedeterminarem.
23Mas, se houverdanograve, então, darásvidaporvida,24olhoporolho, dentepordente, mãopormão, pé por pé,25queimaduraporqueimadura, ferimentoporferimento, golpeporgolpe.
29Mas, se o boi, dantes, eradado a chifrar, e o seudonoeradissoconhecedor e não o prendeu, e o boimatarhomem ou mulher, o boiseráapedrejado, e tambémserámorto o seudono.
33 Se alguémdeixarabertaumacova ou se alguémcavarumacova e não a tapar, e nelacairboi ou jumento,34 o dono da cova o pagará, pagarádinheiro ao seudono, mas o animalmortoseráseu.
Nenhum comentário ainda.