5Mas se o escravoargumentar: ‘Eu amo a meusenhor, a minhamulher e a meusfilhos, nãodesejoficarlivre’,6 o seusenhor o faráaproximar-se de Deus, e o faráencostar-se à porta e às ombreiras e lhefurará a orelhacomumasovela: e ele se tornaráseuescravoparasempre.
8 Se elanãoagradar ao senhorque a escolheu, eledeverápermitirqueelasejaresgatada. Nãopoderávendê-la a estrangeiros, poisissoseriadeslealdadeparacomela.
18 Se algunsdiscutirementre si e um ferir o outrocomumapedra ou com o punho, e elenãomorrer, masforpara o leito,19 se ele se levantar e andar, aindaqueapoiado no seucajado, entãoseráabsolvidoaqueleque o feriu; somentelhepagará o tempoqueperdeu e se responsabilizaráportodos os gastoscomsuaplenarecuperação.
22 Se homensbrigarem, e feriremmulhergrávida, e foremcausa de aborto, semmaiordano, o culpadoseráobrigado a indenizar o quelheexigir o marido da mulher; e pagará o que os juízesdeterminarem.
29 Se o boi, porém, já antescostumavaatacar as pessoas e o donofoiavisado, e não o mantevedevidamentepreso, e esseboichifrar e matar um homem ou umamulher, o boiseráapedrejado e seudonoigualmentemorto.
32 Se o boichifrar um escravo ou umaescrava, o dono do animalterá de pagartrezentos e sessentagramas de prata ao proprietário do escravo, e o boideveserapedrejadoaté a morte.
33 Se alguémdeixaraberto um buraco, ou se alguémcavar um poço e nãotapar, e nelecair um boi ou um jumento,34 o responsávelpelaabertura do buracopagará em dinheiro ao dono, pelovalor de venda do seuanimal, entretanto o animalmortopassará a ser de propriedade do primeiro.
Nenhum comentário ainda.