5Porém, se o escravodisserexpressamente: Eu amo a meusenhor, a minhamulher e a meusfilhos; nãoquerosairforro;6 o seusenhor o levaráperante os juízes, e o faráchegar à porta ou à ombreira da porta, e o seusenhorlhefurará a orelhacomumasovela; ele o serviráparasempre.
8 Se elanãoagradar ao seusenhorque se comprometeu a desposá-la, elepermitiráquesejaremida; vendê-la a um povoestrangeironãopoderá, visto tê-la enganado.
18 Se doishomens se travarem de razões, e um ferir o outrocompedra ou punhada, e estenãomorrer, masficar de cama;19 se eletornar a levantar-se e andarforaencostado ao seubastão, então, seráabsolvidoaqueleque o feriu; somentelhepagará o tempoqueperdeu e faráquesejacompletamentecurado.
22 Se homensbrigarem, e um delesferir a umamulhergrávida, e forcausa de queaborte, porémnãoresultardanomaior; certamenteserámultado, conforme o quelheimpuser o marido da mulher; e pagarácomo os juízeslhedeterminem.
23Mas, se resultardano, então, darásvidaporvida,24olhoporolho, dentepordente, mãopormão, pé por pé,25queimaduraporqueimadura, feridaporferida, golpeporgolpe.
28 Se um boiferirmortalmentecom as pontas um homem ou umamulher, certamenteseráapedrejado, e não se comerão as suascarnes; porém o dono do boiseráabsolvido.
29Mas, se o boitiversido, já de tempos, avezado a marrar, e o dono, tendosidodissoadvertido, não o tiverencurralado, e o boitivermatado um homem ou umamulher, o boiseráapedrejado, e tambémserámorto o seudono.
33 Se alguémabrirumacova ou se alguémcavarumacova e não a cobrir, e nelacair um boi ou um jumento,34 o donofarárestituição; darádinheiro ao dono do animalmorto, e esteseráseu.
Nenhum comentário ainda.