1 E, QUANDO se aproximaram de Jerusalém, e chegaram a Betfagé, ao MontedasOliveiras, enviou, então, Jesusdoisdiscípulos, dizendo-lhes:2Ide à aldeiaqueestádefronte de vós, e logoencontrareisumajumentapresa, e um jumentinhocomela; desprendei-a, e trazei-mos.
4Ora, tudoistoaconteceuparaque se cumprisse o quefoiditopeloprofeta, quediz:5Dizei à filha de Sião: Eisque o teuRei aí te vem, Manso, e assentadosobreumajumenta, E sobre um jumentinho, filho de animal de carga.
6 E, indo os discípulos, e fazendocomoJesuslhesordenara,7Trouxeram a jumenta e o jumentinho, e sobreelespuseram as suasvestes, e fizeram-no assentar em cima.
12 E entrouJesus no templo de Deus, e expulsoutodos os quevendiam e compravam no templo, e derribou as mesasdoscambistas e as cadeirasdosquevendiampombas;13 E disse-lhes: Estáescrito: A minhacasaseráchamadacasa de oração; masvós a tendesconvertido em covil de ladrões.
15Vendo, então, os principaisdossacerdotes e os escribas as maravilhasquefazia, e os meninosclamando no templo: Hosana ao Filho de Davi, indignaram-se,16 E disseram-lhe: Ouves o queestesdizem? E Jesuslhesdisse: Sim; nuncalestes: Pelabocadosmeninos e dascriancinhas de peitotiraste o perfeitolouvor?
18 E, de manhã, voltandopara a cidade, tevefome;19 E, avistandoumafigueiraperto do caminho, dirigiu-se a ela, e nãoachounelasenãofolhas. E disse-lhe: Nuncamaisnasçafruto de ti! E a figueirasecouimediatamente.
21Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdadevosdigoque, se tiverdes fé e nãoduvidardes, não só fareis o quefoifeito à figueira, masaté se a estemontedisserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assimseráfeito;22 E, tudo o quepedirdes na oração, crendo, o recebereis.
23 E, chegando ao templo, acercaram-se dele, estando já ensinando, os príncipesdossacerdotes e os anciãos do povo, dizendo: Comqueautoridadefazesisto? e quem te deutalautoridade?
31Qualdosdoisfez a vontade do pai? Disseram-lheeles: O primeiro. Disse-lhesJesus: Em verdadevosdigoque os publicanos e as meretrizesentramadiante de vós no reino de Deus.
32PorqueJoãoveio a vós no caminho da justiça, e não o crestes, mas os publicanos e as meretrizes o creram; vós, porém, vendoisto, nemdepoisvosarrependestespara o crer.
33Ouvi, ainda, outraparábola: Houve um homem, pai de família, queplantouumavinha, e circundou-a de um valado, e construiunela um lagar, e edificouumatorre, e arrendou-a a unslavradores, e ausentou-se paralonge.
42Diz-lhesJesus: NuncalestesnasEscrituras: A pedra, que os edificadoresrejeitaram, Essafoipostaporcabeça do ângulo; PeloSenhorfoifeitoisto, E é maravilhosoaosnossosolhos?
45 E os príncipesdossacerdotes e os fariseus, ouvindoestaspalavras, entenderamquefalavadeles;46 E, pretendendoprendê-lo, recearam o povo, porquanto o tinhamporprofeta.
Nenhum comentário ainda.