1 Ao se aproximarem de Jerusalém, chegaram a Betfagé, no montedasOliveiras. Então, Jesusenvioudoisdiscípulos,2 e recomendou-lhes: “Ide ao povoadoqueestáadiante de vós e logoencontrareisumajumentaamarrada, comseuburrico ao lado. Desamarrai-os e trazei-os paramim.
4 No entanto, issoocorreuparaque se cumprisse o queforaditopormeio do profeta:5 “Dizei à filha de Sião: ‘Eisque o teureichega a ti, humilde e montadonumburrico, um potro, cria de jumenta’”.
9 E as multidões, tanto as queiamadi-antedele, quanto as que o seguiam, proclamavam: “Hosana ao Filho de Davi! ‘BenditosejaElequevem em o Nome do Senhor!’ Hosananasalturas!”
12TendoJesusentrado no pátio do templo, expulsoutodos os quealiestavamcomprando e vendendo; tambémtombou as mesasdoscambistas e as cadeirasdoscomerciantes de pombas.
15Entretanto, quando os chefesdossacerdotes e os escribasviram as maravilhasrealizadasporJesus, e as criançasexclamando no templo: “Hosana ao Filho de Davi!”, revoltaram-se e indagaramdele:16 “Nãoouves o queestascriançasestãoproclamando?” Ao queJesuslhesrespondeu: “Sim. E vós, nuncalestes: ‘Doslábiosdascrianças e dosrecém-nascidossuscitastelouvor’”.
19Avistandoumafigueira à beira da estrada, aproximou-se dela, porémnadaencontrou, a nãoserfolhas. Entãodecretou-lhe: “Nuncamais se produzafruto em ti!” E, no mesmoinstante, a figueiraficoucompletamenteseca.
21EntãoJesusexplicou-lhes: “Comcertezavosasseguroque, se tiverdes fé e nãoduvidardes, podereisfazernãoapenas o quefoifeito à figueira, mas da mesmaformaordenardes a estemonte: ‘Ergue-te daqui e lança-te no mar’, e assimacontecerá.
23TendoJesuschegado ao templo, enquantoensinava, acercaram-se dele os chefesdossacerdotes e os anciãos do povo e o questionaram: “Comqueautoridadefazesestascoisasaqui? E quem te deuessaautorização?”
25 De ondeera o batismo de João? Divino ou humano?” E elesdiscutiamentre si, avaliando: “Se respondermos: divino, Elenosindagará: ‘Sendoassim, porquenãoacreditastesnele?’
27Porissodisseram a Jesus: “Nãosabemos!” Ao queJesusafirmou-lhes: “Nem Eu vosdireicomqueautoridadeprocedo. A parábola do pai e doisfilhos28Agora, qual a vossaopinião? Um homemtinhadoisfilhos. Aproximando-se do primeiro, pediu: ‘Filho, vaitrabalharhoje na vinha’.
31Qualdosdoisfez a vontade do pai?” Ao queelesresponderam: “O primeiro”. EntãoJesuslhesrevelou: “Comtoda a certezavosafirmoque os publicanos e as prostitutasestãoingressandoantes de vós no Reino de Deus.
32PorquantoJoãoveioparavosmostrar o caminho da justiça, masvósnãoacreditastesnele; em compensação, os cobradores de impostos e as meretrizescreram. Vós, entretanto, mesmodepois de presenciardes a tudoisso, nãovosarrependestesparaacreditardesnele.
33 E mais, atentai a estaparábola: Havia um certoproprietário de terras, queplantou um campo de videiras. Ergueuumacerca ao redordelas, construiu um tanqueparaprensar as uvas e edificouumatorre. Finalmente, arrendouessavinhaparaalgunsvinicultores e foiviajar.
41Diantedisso, responderam-lhe: “Eledestruiráessesperversos de formaterrível e arrendaráseucampo de videirasparaoutroscultivadoresquelheenviem a suaparte no devidotempodascolheitas”.
42EntãoJesuslhesinquiriu: “NuncalestesistonasEscrituras? ‘A pedraque os construtoresrejeitaram, tornou-se a pedraangular; e issoprocede do Senhor, sendoportanto, maravilhosoparanós’.
45Depoisque os chefesdossacerdotes e os fariseusouviram as parábolasqueJesuslheshaviacontado, compreenderamqueerasobreelesprópriosqueJesusestavafalando.
Nenhum comentário ainda.