1QuandoJesus e os discípulos se aproximavam de Jerusalém e estavamperto da cidade de Betfagé, no montedasOliveiras, Jesusenvioudoisdeles na frenteaté a vila.
4Istofoifeitoparacumprir a antigaprofecia:5 “Digam à cidade de Sião: ‘Vejamtodos, o seuReiestáchegando, humilde e vemmontadonumjumento, numjumentinho, filho de jumenta!’ ”6 Os doisdiscípulosfizeramcomoJesusdisse.
15Masquando os principaissacerdotes e mestres da leiviram os maravilhososmilagresqueJesusfazia, e ouviramaté as criançasgritando no templo: “Hosana ao Filho de Davi”, ficaramperturbados e revoltados,16 e perguntaram a ele: “Estáouvindo o queestascriançasestãodizendo?” “Sim”, respondeuJesus. “Vocêsnuncaleram: “ ‘Os lábiosdascrianças e atédosrecém-nascidos o louvarão’ ”?
18 De manhã, quandoJesusestavavoltandoparaJerusalém, sentiufome,19 e viuumafigueira ao lado da estrada. Foiaté lá paraver se haviaalgumfigo, mas só haviafolhas. Entãodisse à figueira: “Não dê frutosnuncamais!” E logo a figueirasecou!
21EntãoJesusdisse: “Eu afirmo a vocêsque se tiverem fé e nãoduvidarem, poderãofazercoisasiguais a essa, e muitomais. Vocêspoderãoatédizer a estemonte: ‘Levante-se e atire-se no mar’, e assimseráfeito.
23Jesusvoltou ao templo e, enquantoensinava, os principaissacerdotes e outroslíderesdosjudeusvieram a ele e perguntaram: “Comqueautoridadevocêestáfazendoessascoisas? Quemlhedeutalautoridade?”
25 “QuemdeuautoridadeparaJoãoBatistabatizar? FoiDeus ou foram os homens?” Entãoelesconversaramentre si: “Se dissermos: ‘FoiDeus’, entãoeleperguntaráporquenósnãocremos no queJoãodizia.
31Qualdosdoisestavaobedecendo ao pai?” Elesresponderam: “O primeiro”. EntãoJesusexplicou-lhes: “Digo a verdade a vocês: Os cobradores de impostos e as prostitutasarrependidosentrarão no Reino de Deusantes de vocês.
32PorqueJoãoBatistapregouparaque se arrependessem e se voltassemparaDeus, e vocêsnãocreramnele, ao passoque os cobradores de impostos e as prostitutascreram. E mesmoquandovocêsviramtudoacontecendo, recusaram-se a se arrepender e crernele.
33 “Agoraouçamoutraparábola: Certoproprietáriofezumaplantação de uvascomumacerca ao redor, construiu um tanqueparaprensar as uvas e umaplataformapara o vigia; entãoarrendou a plantação a algunslavradoresquerendoreceber em trocaumaparte da colheita; e foifazerumaviagem.
42EntãoJesuslhesperguntou: “VocêsnuncaleramnasEscrituras: ‘A pedrarejeitadapelosconstrutorestornou-se a pedramaisimportante de todas, que é a de esquina. Quenotável! Quecoisaadmirável o Senhorfez!’?
45Quando os principaissacerdotes e os outroslíderesdosjudeusperceberamqueJesusestavafalandodeles — queeleseram os lavradores da suahistória —46quiseramlivrar-se dele, mastinhammedo de tentarfazerissoporcausa do povo, porquetodosaceitavamJesuscomo um profeta.
Nenhum comentário ainda.