1QuandoJesus e os discípulosestavamchegando a Jerusalém, pararam no povoado de Betfagé, queficaperto do montedasOliveiras. DaliJesusenvioudoisdiscípulos na frente,2com a seguinteordem: — Vãoaté o povoadoqueficaaliadiante e, logoquevocêsentrarem lá, encontrarãoumajumentapresa e um jumentinhocomela. Desamarrem os dois e os tragamaqui.
4Issoaconteceupara se cumprir o que o profetatinhadito:5 “Digam ao povo de Jerusalém: Agora o seureiestáchegando. Ele é humilde e estámontadonumjumento e numjumentinho, filho de jumenta.”
9Tanto os queiam na frentecomo os quevinhamatráscomeçaram a gritar: — Hosana ao Filho de Davi! QueDeusabençoeaquelequevem em nome do Senhor! Hosana a Deusnasalturas do céu!
12Jesusentrou no pátio do Templo e expulsoutodos os quecompravam e vendiamnaquelelugar. Derrubou as mesasdosquetrocavamdinheiro e as cadeirasdosquevendiampombas.
13Elelhesdisse: — NasEscriturasSagradasestáescritoqueDeusdisse o seguinte: “A minhacasaseráchamada de ‘Casa de Oração’.” Masvocês a transformaramnumesconderijo de ladrões!
15 Os chefesdossacerdotes e os mestres da Leificaramzangadosquandoviram as coisasmaravilhosasqueelefazia e ouviram as criançasgritando no pátio do Templo: — Hosana ao Filho de Davi!
16 E elesdisseram a Jesus: — Vocêestáouvindo o queestãodizendo? Jesusrespondeu: — Claroquesim! Seráquevocêsnuncaleram a passagemdasEscriturasSagradasquediz: “Deusensinou as crianças e as criancinhas a oferecerem o louvorperfeito”?
19Eleviuumafigueira na beira da estrada e foiaté lá, masnãoencontrounada; só folhas. Aí dissepara a figueira: — Nuncamais dê figos! E na mesmahora a figueirasecou.
21EntãoJesusdisse: — Eu afirmo a vocêsqueisto é verdade: se tiverem fé e nãoduvidarem, vocêspoderãofazer a mesmacoisaque eu fizcomestafigueira. E nãosomenteisso, masvocêspoderãodizer a estemonte: “Levante-se e jogue-se no mar”, e issoacontecerá.
23Jesuschegou ao Templo, e, quando já estavaensinando, algunschefesdossacerdotes e algunslíderesjudeuschegarampertodele e perguntaram: — Comqueautoridadevocêfazessascoisas? Quemlhedeuessaautoridade?
25Respondam: quemdeuautoridade a Joãoparabatizar? FoiDeus ou forampessoas? Aí elescomeçaram a dizerunsaosoutros: — Se dissermosquefoiDeus, elevaiperguntar: “Entãoporquevocêsnãocreram em João?”
28Jesuscontinuou: — E o que é quevocêsachamdisto? Certohomemtinhadoisfilhos. Elefoifalarcom o maisvelho e disse: “Filho, hojevocêvaitrabalhar na minhaplantação de uvas.”
31 — Qualdelesfez o que o paiqueria? — perguntouJesus. E elesresponderam: — O filhomaisvelho. EntãoJesusdisse a eles: — Eu afirmo a vocêsqueisto é verdade: os cobradores de impostos e as prostitutasestãoentrando no Reino de Deusantes de vocês.
32PoisJoãoBatistaveioparamostrar a vocês o caminhocerto, e vocêsnãocreramnele; mas os cobradores de impostos e as prostitutascreram. Porém, mesmotendovistoisso, vocêsnão se arrependeram e nãocreramnele.
33Jesusdisse: — Escutemoutraparábola: certoagricultorfezumaplantação de uvas e pôsumacerca em voltadela. Construiu um tanqueparapisar as uvas e fazervinho e construiuumatorrepara o vigia. Em seguida, arrendou a plantaçãoparaalgunslavradores e foiviajar.
38Mas, quando os lavradoresviram o filho, disseramunsaosoutros: “Este é o filho do dono; elevaiherdar a plantação. Vamosmatá-lo, e a plantaçãoseránossa.”
42Jesusentãoperguntou: — Vocêsnãoleram o que as EscriturasSagradasdizem? “A pedraque os construtoresrejeitaramveio a ser a maisimportante de todas. IssofoifeitopeloSenhor e é umacoisamaravilhosa!”
Nenhum comentário ainda.