3 Se, porém, já haviasolquandotal se deu, quem o feriuseráculpado do sangue; nestecaso, o ladrãofarárestituiçãototal. Se nãotivercomquepagar, serávendidoporseufurto.
5 Se alguémfizerpastar o seuanimalnumcampo ou numavinha e o largarparacomer em campo de outrem, pagarácom o melhor do seuprópriocampo e o melhor da suaprópriavinha.
9 Em todonegóciofrauduloso, seja a respeito de boi, ou de jumento, ou de ovelhas, ou de roupas, ou de qualquercoisaperdida, de queumadaspartesdiz: Esta é a coisa, a causa de ambas as partes se levaráperante os juízes; aquele a quem os juízescondenarempagará o dobro ao seupróximo.
10 Se alguémder ao seupróximo a guardarjumento, ou boi, ou ovelha, ou outroanimalqualquer, e estemorrer, ou ficaraleijado, ou forafugentado, semqueninguém o veja,11então, haverájuramento do SENHORentreambos, de quenãometeu a mãonosbens do seupróximo; o donoaceitará o juramento, e o outronãofarárestituição.
23 Se de algummodo os afligirdes, e elesclamarem a mim, eu lhesouvirei o clamor;24 a minhaira se acenderá, e vosmatarei à espada; vossasmulheresficarãoviúvas, e vossosfilhos, órfãos.
26 Se do teupróximotomares em penhor a suaveste, lharestituirásantes do pôr do sol;27porque é comelaque se cobre, é a veste do seucorpo; em que se deitaria? Será, pois, que, quandoclamar a mim, eu o ouvirei, porquesoumisericordioso.
Nenhum comentário ainda.