2 Se um ladrãoforpegoarrombandoumacasa, e forferidomortalmente, aqueleque o feriunãoseráculpado de derramarsangue;3mas, se o sol já tivernascido, aqueleque o feriuseráculpado de derramarsangue. O ladrãodaráplenaindenização. Se nãopossuirnada, serávendidoporseuroubo.
5 Se alguémlevar o seuanimalparapastarnumcampo ou numavinha e soltá-lo parapastar no campo de outrapessoa, indenizarácom o melhor do seuprópriocampo e da suaprópriavinha.
9 Em todadisputa, seja a respeito de boi, de jumento, de ovelhas, de roupas, ou de qualquercoisaperdidaquealguémaleguesersua, a causa de ambas as partesserálevadadiantedosjuízes. Aquele a quem os juízescondenarempagará o dobro ao seupróximo.
10 Se alguémentregar um jumento, um boi, umaovelha, ou qualqueroutroanimal, paraseupróximoguardar, e o animalmorrer, ou ficaraleijado ou forlevado, semtestemunhas,11entãohaverá o juramento do SENHORentreambos, paraver se o queguardavanão se apropriou de algumbem do seupróximo. O donoaceitará o juramento, e o outronãofaráindenização.
14 Se alguémpediremprestado ao próximoalgumanimal, e esteforferido ou morrer na ausência do seudono, daráplenaindenização;15 se o donoestiverpresente, o outronãodaráindenização; se tiversidoalugado, o aluguelcompensaráqualquerprejuízo.
23 Se de algummodo os trataresmal, e elesclamarem a mim, eu certamenteouvirei o seuclamor;24 e a minhaira se acenderá, e vosmatarei ao fio da espada; vossasmulheresficarãoviúvas, e vossosfilhos, órfãos.
26 Se tomarescomopenhor o manto do teupróximo, tu o restituirás a eleantes do pôr do sol,27pois é a únicacobertaquetem, é a roupa do seucorpo. Em queele se deitaria? Portanto, quandoclamar a mim, eu o ouvirei, poissoumisericordioso.
Nenhum comentário ainda.