2 “Se o ladrãoqueforpegoarrombandoforferido e morrer, quem o feriunãoseráculpado de homicídio,3mas, se issoacontecerdepois do nascer do sol, seráculpado de homicídio. “O ladrãoteráquerestituir o queroubou, mas, se nãotivernada, serávendidoparapagar o roubo.
5 “Se alguémlevarseurebanhoparapastarnumcampo ou numavinha e soltá-lo de modoquevenha a pastar no campo de outrohomem, farárestituiçãocom o melhor do seucampo ou da suavinha.
6 “Se um fogo se espalhar e alcançar os espinheiros e queimar os feixescolhidos ou o trigoplantado ou até a lavouratoda, aquelequeiniciou o incêndiorestituirá o prejuízo.
7 “Se alguémentregar ao seupróximoprata ou bensparaseremguardados e estesforemroubados da casadeste, o ladrão, se forencontrado, teráquerestituí-los em dobro.
9Semprequealguém se apossar de boi, jumento, ovelha, roupa ou qualqueroutrobemperdido, masalguémdisser: ‘Isto me pertence’, as duaspartesenvolvidaslevarão o casoaosjuízes. Aquele a quem os juízesdeclararemculpadorestituirá o dobro ao seupróximo.
10 “Se alguémder ao seupróximo o seujumento, ou boi, ou ovelha ou qualqueroutroanimalparaserguardado e o animalmorrer, forferido ou forlevadosemqueninguém o veja,11 a questãoentreelesseráresolvidaprestando-se um juramentodiante do SENHOR de que um nãolançoumão da propriedade do outro. O donoteráqueaceitarisso e nenhumarestituiçãoseráexigida.
26 Se tomaremcomogarantia o manto do seupróximo, devolvam-no até o pôr do sol,27porque o manto é a únicacobertaqueelepossuipara o corpo. Em quemais se deitaria? Quandoeleclamar a mim, eu o ouvirei, poissoumisericordioso.
29 “Nãoretenham as ofertas de suascolheitas. “Consagrem-me o primeirofilho de vocês30 e a primeiracriadasvacas, dasovelhas e dascabras. Durantesetedias a criaficarácom a mãe, mas, no oitavodia, entreguem-na a mim.
Nenhum comentário ainda.