4Entãoperguntou a Jeosafá: Irás tu comigo à peleja a Ramote de Gileade? E disseJeosafá ao rei de Israel: Sereicomo tu, e o meupovocomo o teupovo, e os meuscavaloscomo os teuscavalos.
6Então o rei de Israelreuniu os profetasatéquasequatrocentoshomens, e disse-lhes: Irei à pelejacontraRamote de Gileade, ou deixarei de ir? E elesdisseram: Sobe, porque o SENHOR a entregará na mão do rei.
8Entãodisse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homemporquempodemosconsultar ao SENHOR; porém eu o odeio, porquenuncaprofetiza de mim o que é bom, mas só o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disseJeosafá: Nãofale o reiassim.
10 E o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, estavamassentadoscada um no seutrono, vestidos de trajesreais, na praça, à entrada da porta de Samaria; e todos os profetasprofetizavam na suapresença.
13 E o mensageiroquefoichamar a Micaíasfalou-lhe, dizendo: Vêsaquique as palavrasdosprofetas a umavozpredizemcoisasboaspara o rei; seja, pois, a tuapalavracomo a palavra de um deles, e falabem.
15 E, vindoele ao rei, o reilhedisse: Micaías, iremos a Ramote de Gileade à peleja, ou deixaremos de ir? E elelhedisse: Sobe, e serásbemsucedido; porque o SENHOR a entregará na mão do rei.
17Entãodisseele: Vi a todo o Israeldispersopelosmontes, comoovelhasquenãotêmpastor; e disse o SENHOR: Estesnãotêmsenhor; tornecada um em pazparasuacasa.
19Entãoeledisse: Ouve, pois, a palavra do SENHOR: Vi ao SENHORassentadosobre o seutrono, e todo o exército do céuestavajunto a ele, à suamãodireita e à suaesquerda.
22 E disseele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seusprofetas. E eledisse: Tu o induzirás, e aindaprevalecerás; sai e fazeassim.
30 E disse o rei de Israel a Jeosafá: Eu me disfarçarei, e entrarei na peleja; tu porémveste as tuasroupas. Disfarçou-se, pois, o rei de Israel, e entrou na peleja.
31 E o rei da Síriaderaordemaoscapitãesdoscarros, queeramtrinta e dois, dizendo: Nãopelejareisnemcontrapequenonemcontragrande, mas só contra o rei de Israel.
32Sucedeuque, vendo os capitãesdoscarros a Jeosafá, disserameles: Certamenteeste é o rei de Israel. E chegaram-se a ele, parapelejarcomele; porémJeosafágritou.
34Então um homemarmou o arco, e atirou a esmo, e feriu o rei de Israelporentre as fivelas e as couraças; entãoeledisse ao seucarreteiro: Dá volta, e tira-me do exército, porqueestougravementeferido.
35 E a pelejafoicrescendonaqueledia, e o reifoisustentado no carrodefrontedossírios; porémelemorreu à tarde; e o sangue da feridacorriapara o fundo do carro.
38 E, lavando-se o carro no tanque de Samaria, os cãeslamberam o seusangue (ora as prostitutas se lavavamali), conforme à palavraque o SENHORtinhafalado.
39Quanto ao maisdosatos de Acabe, e a tudoquantofez, e à casa de marfimqueedificou, e a todas as cidadesqueedificou, porventuranãoestáescrito no livrodascrônicasdosreis de Israel?
42 E eraJeosafá da idade de trinta e cincoanosquandocomeçou a reinar; e vinte e cincoanosreinou em Jerusalém; e era o nome de suamãeAzuba, filha de Sili.
53 E fez o queeramauaosolhos do SENHOR; porqueandou no caminho de seupai, comotambém no caminho de suamãe, e no caminho de Jeroboão, filho de Nebate, quefezpecar a Israel. (22:54)E serviu a Baal, e adorou-o, e provocou a ira do SENHORDeus de Israel, conforme a tudoquantofizeraseupai.
Nenhum comentário ainda.