4 E eledisse a Josafá: Queres ir comigo à batalha em Ramote-Gileade. E Josafádisse ao rei de Israel: Eu soucomo tu és, o meupovocomo o teupovo, os meuscavaloscomo os teuscavalos.
6Então, o rei de Israelreuniu os profetas, cerca de quatrocentoshomens, e disse-lhes: Devo ir em batalhacontraRamote-Gileade? Ou, devo me refrear? E elesdisseram: Sobe; porque o Senhor a entregará na mão do rei.
8 E o rei de Israeldisse a Josafá: Há ainda um homem, Micaías, o filho de Inlá, porquempodemosconsultar ao Senhor; no entanto, eu o odeio; porquenãoprofetiza o bem a meurespeito, senão o mal. E Josafádisse: Nãofale o reiassim.
10 E o rei de Israel e Josafá, o rei de Judá, se assentaram, cadaqual em seutrono, tendocolocado as suasvestes em um localvazio, à entrada do portão de Samaria; e todos os profetasprofetizaramdiantedeles.
13 E o mensageiroquefoichamarMicaíasfalou a ele, dizendo: Eisque, as palavrasdosprofetasdeclaram o bem ao rei em uníssono; rogo-te que a tuapalavrasejacomo a palavra de um deles, e faleaquiloque é bom.
15Assim, eleveioaté ao rei. E o reidisse a ele: Micaías, devemos ir em BatalhacontraRamote-Gileade, ou devemosnosrefrear? E elelherespondeu: Vai e prospera; porque o Senhor a entregará na mão do rei.
17 E eledisse: Vi todo o Israelespalhadosobre os montes, comoovelhasquenãotêm um pastor; e o Senhordisse: Estasnãotêmsenhor; queretornecadahomem à suacasa em paz.
19 E eledisse: Ouve tu, portanto, a palavra do Senhor: Eu vi o Senhorassentado no seutrono, e todo o exército do céu de pé junto a ele à suadireita e à suaesquerda.
22 E o Senhordisse a ele: Com o quê? E eledisse: Eu sairei e serei um espíritomentiroso na boca de todos os seusprofetas. E eledisse: Tu o persuadirás, e tambémprevalecerás; vaiadiante, e fazassim.
24Todavia, Zedequias, o filho de Quenaaná se aproximou, e feriuMicaías no maxilar, e disse: Qualcaminhopassou o Espírito do Senhor de mimparafalar a ti?
30 E o rei de Israeldisse a Josafá: Eu me disfarçarei, e entrarei na batalha; mas tu pões as tuasvestes. E o rei de Israel se disfarçou, e foi à batalha.
31 O rei da Síria, no entanto, ordenouaosseustrinta e doiscapitãesquetinham o comandosobre as suascarruagens, dizendo: Nãoluteiscompequeno, nemgrande, tãosomentecom o rei de Israel.
32 E sucedeuque, quando os capitãesdascarruagensviramJosafá, queelesdisseram: Certamente é o rei de Israel. E elesvirarampara o lado, paralutaremcontraele; e Josafágritou.
34 E, um certohomem, entesou um arco a esmo, e feriu o rei de Israelentre as juntas da couraça; peloqueeledisse ao condutor da suacarruagem: Vira a tuamão, e carrega-me parafora do exército; porqueestouferido.
35 E a batalha se intensificounaqueledia; e o reificou de pé na suacarruagem na frentedossírios, e morreu ao anoitecer; e o sangueescorreu do ferimentopara o meio da carruagem.
39Ora, o restantedosatos de Acabe, e tudo o queelefez, e a casa de ma/nimqueelefez, e todas as cidadesqueedificou, nãoestãoescritos no livrodasCrônicasdosreis de Israel?
43 E eleandou em todos os caminhos de Asa, o seupai; não se desvioudisto, fazendoaquiloqueeraretoaosolhos do Senhor; todavia, os lugaresaltosnãoforamremovidos; porquanto o povoaindaoferecia e queimavaincensonoslugaresaltos.
52 E elefez o mal à vista do Senhor, e andou no caminho do seupai, e no caminho da suamãe, e no caminho de Jeroboão, o filho de Nebate, quefezIsraelpecar;53porquantoserviu a Baal, e o adorou, e provocou à ira o SenhorDeus de Israel, segundotudo o que o seupaihaviafeito.
Nenhum comentário ainda.