3Acabeperguntouaosseusoficiais: — Porque é quenósnãofizemosnadaparatomar de volta do rei da Síria a cidade de Ramote-Gileade? Vocêssabemqueaquelacidade é nossa!
4Entãoeleperguntou ao reiJosafá: — VocêvaicomigoatacarRamote? Josafárespondeu: — Quandovocêestiverprontopara a batalha, eu tambémestarei; e assimtambém os meussoldados e a minhacavalaria.
6 Aí Acabemandouchamar os profetas, queeramunsquatrocentos, e perguntou: — Devoatacar a cidade de Ramote ou não? Elesresponderam: — Ataque, poisDeuslhedará a vitória.
8Acaberespondeu: — Existeoutro, que se chamaMicaías, filho de Inla. Mas eu tenhoódiodeleporquenuncaprofetizaparamim o que é bom, mas só o que é ruim. — Nãofaledessejeito! — disseJosafá.
10 Os doisreis, usando as suasroupasreais, estavamsentadosnosseustronos, numapraçaqueficavaperto da entrada do portão de Samaria; e todos os profetasestavamprofetizando em frentedeles.
11 Um dosprofetas, chamadoZedequias, filho de Quenaana, fezunschifres de ferro e disse a Acabe: — O que o SENHORDeusestádizendo é isto: “Comesteschifres o senhorlutarácontra os sírios e os derrotarácompletamente.”
12 E todos os profetasprofetizaram a mesmacoisa. Elesdiziam: — Marchecontra a cidade de Ramote, que o senhor, ó rei, vencerá. O SENHORDeuslhedará a vitória.
15QuandoMicaíaschegou ao lugarondeestava o reiAcabe, esteperguntou: — Micaías, o reiJosafá e eu devemosatacar a cidade de Ramote ou não? Micaíasrespondeu: — Ataque, pois o senhor, ó rei, vencerá. O SENHORDeuslhedará a vitória…16MasAcabedisse: — Quandovocêfalarcomigo em nome do SENHORDeus, diga a verdade! Quantasvezesprecisodizerisso?
17Micaíasrespondeu: — Vejo o exército de Israelespalhadopelosmorroscomoovelhassempastor. E o SENHORDeusdiz: “Esteshomensnãotêmchefe; queelesvoltemparacasa em paz.”
19Micaíascontinuou: — Agoraescute o que o SENHORDeusestádizendo! Eu vi o SENHORsentado no seutrono no céu, comtodos os seusanjos à suadireita e à suaesquerda.
20Eleperguntou: “QuemenganaráAcabeparaqueele vá a Ramote e sejamorto lá?” Algunsanjosdisseramumacoisa, e outrosdisseramoutra,21atéque um espírito se apresentou e disse: “Eu enganareiAcabe.”
22 E Deusperguntou: “Como?”, e o espíritorespondeu: “Eu irei e fareicomquetodos os profetas de Acabedigammentiras.” EntãoDeusordenou: “Vá e enganeAcabe. Vocêconseguirá.”
23 E Micaíasterminou, dizendo a Acabe: — O senhorestávendoagoraqueDeusfezcomquetodosestesseusprofetasmentissem. Maseleresolveuquevaiacontecerumadesgraçacom o senhor, ó rei.
28Micaíasexclamou: — Se o senhor, ó rei, voltar em paz, então, de fato, o SENHORDeusnãofaloupormeio de mim! E dissetambém: — Todosaquideematençãoàquiloque eu profetizei!
30Acabedisse a Josafá: — Quandoformosentrar na batalha, eu vou me disfarçar, masvocêuse as suasroupas de rei. E assim o rei de Israelentroudisfarçado na batalha.
32Porisso, quandoviram o reiJosafá, pensaramqueeleera o rei de Israel e foramatacá-lo. MasJosafágritou,33 e aí elesviramqueaquelenãoera o rei de Israel e pararam de atacá-lo.
34 No entanto, um soldadosírioatirouumaflechaqueporacasoatingiu o reiAcabeentre as juntas da suaarmadura. Entãoelegritoupara o condutor do seucarro: — Fuiferido! Dê a volta e me leveparafora da batalha!
35Enquanto a batalhaficavacadavezmaisforte, seguraram o reiAcabe de pé no seucarro de guerra, de frentepara os sírios. O sanguedeleescorria do seuferimentopara o fundo do carro, e à tardeelemorreu.
38 E, quandolavaram o carrodele na represa de Samaria, os cachorroslamberam o seusangue, e as prostitutas se lavaramnaquelaágua, como o SENHORDeustinhaditoque ia acontecer.
39Todas as outrascoisasque o reiAcabefez e tambémumadescrição do seupalácioenfeitado de marfim e todas as cidadesqueeleconstruiu, tudoissoestáescrito na HistóriadosReis de Israel.
41 No quartoano do reinado de Acabe em Israel, Josafá, filho de Asa, se tornourei de Judá42com a idade de trinta e cincoanos. Elegovernou em Jerusalémvinte e cincoanos. A suamãe se chamavaAzuba e erafilha de Sili.
Nenhum comentário ainda.